Concurso Guarda de Niterói RJ não terá caderno de provas liberado

Com provas marcadas para março, candidatos do concurso Guarda de Niterói RJ não poderão levar o caderno de questões. Entenda!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:25/02/2025 às 12:15
Atualizado em:25/02/2025 às 12:39

Os candidatos do concurso da Guarda de Niterói RJ não poderão mais levar o caderno de questões após a realização das provas. O exame segue confirmado para o dia 16 de março.


A retificação que altera essa permissão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 25, sob a justificativa de motivos de segurança.


Inicialmente, o edital de abertura permitia que os candidatos levassem o caderno de questões faltando até uma hora para o término da prova, desde que permanecessem na sala até esse momento.


Com a retificação, as linhas "f" e "g" do subitem 10.12 foram modificadas, estabelecendo a nova regra.

f) ao candidato não será permitido levar seu Caderno de Questões em momento algum, sendo disponibilizado, pelo Selecon, formulário específico para anotação de seu gabarito;
g) ao terminar a Prova de Conhecimentos,o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal de sala, o seu Cartão de Respostas e o seu Caderno de Questões;

Conforme o cronograma da banca organizadora, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) com os locais de provas será divulgado no dia 11 de março, a partir das 17h, nsite do Instituto Selecon, organizador do concurso.


No cartão serão disponibilizadas informações como o horário, o local (endereço) e a sala de prova. A etapa será realizada no próprio município de Niterói, no Rio de Janeiro.

Veja como serão as provas do concurso GM Niterói RJ

A prova objetiva será a primeira etapa do concurso da Guarda de Niterói RJ. Os candidatos responderão a 100 questões, que serão distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 30 questões;
  • Conhecimentos Básicos de Direito (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal/Processo Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto Geral das Guardas Municipais, Legislação de Trânsito e Sistema Único de Segurança Pública): 50 questões;
  • Conhecimentos Básicos de Informática: 10 questões; e
  • Conhecimentos do Município de Niterói: 10 questões.

As provas serão aplicadas no turno da tarde e os portões serão fechados às 13h45.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!

Prova do concurso Guarda de Niterói RJ será em março

(Foto: Divulgação)


Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato precisará:

  1. obter no mínimo 50 dos 100 pontos possíveis na prova;
  2. obter pelo menos 50% dos pontos da disciplina de Conhecimentos Básicos de Direito (mínimo de 25 pontos); e
  3. obter pelo menos 40% dos pontos de cada uma das demais disciplinas:
  • Língua Portuguesa: mínimo de 12 pontos;
  • Conhecimentos de Informática: mínimo de 4 pontos; e
  • Conhecimentos do Município de Niterói: mínimo de 4 pontos.

O concurso ainda terá outras etapas, como exame antropométrico e prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico e investigação social e documental.


Os aprovados ainda deverão realizar um Curso de Formação Profissional, com duração prevista de três meses, em que será exigido desempenho satisfatório e frequência mínima.

Concurso Guarda de Niterói RJ preencherá vagas de nível médio

O concurso da Guarda Civil Municipal de Niterói RJ oferece 209 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva, para futuras convocações.


Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo e atender à exigência de altura mínima, que foi definida da seguinte forma:

  • Mulheres: mínimo de 1,55m
  • Homens: mínimo de 1,60m

Inicialmente, o edital previa uma altura mínima maior, mas a exigência foi ajustada após adequação às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).


A altura mínima será um critério eliminatório no exame antropométrico. Dessa forma, os candidatos que não atenderem a esse requisito serão desclassificados e não poderão realizar o teste de aptidão física, mesmo que tenham sido aprovados nas fases anteriores.


A remuneração inicial será de R$4.858,28, sendo composta pelo vencimento base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho, incidindo, ainda, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.


Haverá ainda um adicional de formaçãom para quem faz graduação e pós-graduação, e custeio para uniforme, duas vezes por ano.

Clique e saiba mais