Concurso Ibama: presidente prevê novo edital no início de 2024

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, enfatizou a necessidade de servidores e está otimista para um novo concurso no início de 2024. Veja mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:11/12/2023 às 08:35
Atualizado em:11/12/2023 às 08:43

Boa notícia para quem aguarda por um novo concurso Ibama. O presidente Rodrigo Agostinho revelou que está otimista para que uma nova seleção aconteça no início de 2024, entre abril e maio.


Em entrevista ao Brasil em Pauta, no canal do YouTube do Governo Federal, ele falou acerca do déficit de servidores do órgão.

"O Ibama chegou a ter praticamente 6 mil servidores, eu mesmo fui estagiário do Ibama, e era uma outra realidade. Hoje para compensar essa perda tão grande de quadro a gente está investindo muito em tecnologia, mas temos setores onde a falta de quadro hoje já é muito grave. Estamos com a esperança muito grande de poder ter no começo do ano, entre abril e maio, a realização do nosso concurso."

O presidente do Ibama citou que há necessidade de analistas ambientais e convidou os candidatos a prestar concurso para o Ibama.


Em ofício encaminhado à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, Rodrigo Agostinho já havia confirmado a existência de um planejamento para a realização do novo concurso para o Ibama, visando à contratação de novos servidores.


Vale relembrar que o concurso Ibama já foi garantido pelo presidente Lula e pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.


Recentemente, o instituto recebeu autorização para chamar 257 excedentes do último concurso público, realizado em 2021.


As 257 vagas autorizadas para o chamamento de excedentes do Ibama são divididas entre:

  • 24 analistas administrativos;
  • 100 analistas ambientais; e
  • 133 técnicos ambientais.

A distribuição das vagas por estado, região e unidade já foi divulgada. Acesse aqui!


Concurso Ibama pode ofertar 2,4 mil vagas

O próximo concurso Ibama já foi solicitado pelo órgão e pela pasta do Meio Ambiente, e está no radar do órgão.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis solicitou autorização para 2.408 vagas de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo. 


O presidente Lula já falou sobre a necessidade de um concurso para o Ibama e prometeu um novo edital.

"O Ibama estava desmontado. Quando nós deixamos o governo, o Ibama tinha 1.700 funcionários, agora está com 700. Nós estamos montando um grande esquema, incluindo fazer um novo concurso para o Ibama, contratar mais gente", afirma Lula.

Além dele, a ministra Esther Dweck afirmou que o edital será autorizado em breve, sem estimar uma data.

“O presidente me cobrou, ao vivo, praticamente. Eu estava na coletiva de imprensa de anúncio de concursos e ele me ligou e falou que faltavam duas áreas que não estavam lá realmente e vão sair em breve. (...) Ele cobrou muito Ibama. Eu expliquei que já tinha um concurso em aberto, mas a gente vai fazer um novo”, garantiu a ministra responsável por analisar e autorizar os novos concursos federais. 

Até o momento, a autorização não foi publicada e não é possível afirmar quando o edital do próximo concurso Ibama será divulgado.


Em outubro, a portaria que estabelece as diretrizes para o planejamento para 2024 foi publicada e prevê novas contratações.


Fique por dentro dos concursos!


Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho confirma previsão de novo concurso

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!


Diretor revela necessidade de concurso Ibama

Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, em Brasília, o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Alvares da Silva, explicou o que é preciso para um novo concurso.


Segundo ele, o primeiro passo é a chamada dos excedentes no último concurso.

"A legislação é clara: só pode fazer um novo concurso se não existirem aprovados na seleção anterior. A ideia é chamar os 257 excedentes para, depois, seguir na agenda do novo concurso", disse.

Em seguida, ele confirmou a análise, por parte do Ibama, para transformar 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior) - sem que isso represente aumento de recursos. 


O diretor comentou que, após a transformação dos cargos, um novo concurso poderá ser feito, assim que publicada autorização do governo.

"A gente está buscando dar uma reformulada nesse quantitativo de vagas, para poder chegar nessas 2.400 vagas de analista", esclareceu o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama.

Veja o que é preciso para um novo concurso Ibama

O novo concurso Ibama está cada vez mais próximo e começou a ganhar forças. Para a autorização do próximo edital, duas etapas precisam ser cumpridas, são elas:

  1. a nomeação dos 257 excedentes da seleção de 2021; e
  2. a transformação de cargos. 

Os excedentes já estão com o processo de nomeação em andamento. Além disso, o Projeto de Lei 4.426/2023, que transforma cargos do Ibama, teve avanços no Congresso Nacional


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!