Concurso IBGE 2020: Nordeste oferece mais de 53 mil vagas
A região Nordeste do país conta com a segunda maior oferta de vagas no concurso IBGE 2020, com mais de 53 mil postos de trabalho temporário.
Autor:
Publicado em:17/03/2020 às 10:20
Atualizado em:17/03/2020 às 10:20
O concurso IBGE 2020 está com inscrições abertas. Ao todo, são oferecidas mais de 208 mil vagas temporárias, sendo 53.535 somente no Nordeste do país. Esta é a segunda região com o maior número de oportunidades, atrás apenas do Sudeste.
As vagas estão distribuídas por nove estados que compõem o Nordeste do país. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Destes estados, destacam-se Bahia e Pernambuco, com 23.448 das mais de 53 mil vagas temporárias da região. Os postos de trabalho ainda estão divididos por dois cargos: agente (municipal e supervisor) e recenseador.
No caso do Nordeste, são 7.539 oportunidades apenas para agentes e outras 45.996 para recenseadores. Para concorrer ao cargo de agente censitário municipal e supervisor, é preciso ter o nível médio completo. Já o recenseador tem o nível fundamental como requisito.
Entre as vagas para agentes, os estados da Bahia e Pernambuco concentram 1.993 e 1.179 postos, respectivamente. Já o cargo de recenseador possui a maior oferta, com 12.402 oportunidades na Bahia e 7.874 vagas em Pernambuco.
Saiba tudo sobre o concurso IBGE 2020
Órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: 208.695
Escolaridade: níveis fundamental e médio
Inscrições: 5 a 24 de março
Banca: Cebraspe
Provas: 17 de maio (agente) 24 de maio (recenseador)
Candidatos membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea podem solicitar a isenção da taxa, durante todo o período de inscrição, no site da banca.
Um dos principais atrativos do concurso IBGE 2020é o quantitativo de vagas. Ao todo, são oferecidas 208.695 vagas temporárias para o Censo Demográfico 2020, com a seguinte distribuição:
As oportunidades estão distribuídas por todos os municípios brasileiros. Entre os estados, o Sudeste desponta com a maior oferta, sendo 11.731 oportunidades para agentes e 78.797 para recenseadores.
IBGE aplica provas em maio
Os candidatos do concurso IBGE serão avaliados por meio de provas objetivas, que estão programadas para maio. No entanto, elas serão aplicadas em dois dias diferentes. Para os cargos de agente, as provas objetivas serão aplicadas no dia 17 de maio.
Já para a função de recenseador, a data da primeira etapa está marcada para o dia 24 de maio. As provas serão aplicadas no turno da tarde, no horário previsto das 13h às 17h.
Os exames ocorrerão nos 26 estados, além do Distrito Federal. Além disso, será possível se inscrever para concorrer a vagas de outros estados ou municípios. Neste caso, o candidato realiza a prova em sua cidade/estado e, caso seja aprovado, será convocado para atuação na região de interesse.
"O candidato pode fazer a prova para qualquer área de trabalho e qualquer município. Então, eu posso do Rio fazer uma prova para São Paulo, de São Paulo para Porto Alegre, de Porto Alegre para Boa Vista, enfim. Lembrando que, no ato da convocação, ele só será convocado para a área a qual ele fez a prova. Então se ele fez do Rio para São Paulo, ele vai ser convocado em São Paulo, que foi a área de trabalho para a qual ele concorreu", explicou o coordenador de RH.
As provas terão perguntas sobre as seguintes disciplinas:
Agentes - 60 questões
Língua Portuguesa (dez);
Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
Ética no Serviço Público (cinco);
Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
Conhecimentos técnicos (20).
Recenseador - 50 questões
Língua Portuguesa (dez);
Ética no Serviço Público (cinco);
Matemática (dez); e
Conhecimentos técnicos (25).
O resultado final do concurso para agentes está previsto para 12 de junho, enquanto que para os recenseadores a previsão é 3 de julho. O Censo Demográfico 2020 ocorrerá entre o dia 1º de agosto e 31 de outubro. Confira a previsão de contratação e mais!
No Censo, serão visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, irão coletar as informações através de uma entrevista direta. O contrato dos agentes terá duração de cinco meses, enquanto o recenseadorirá trabalhar, inicialmente, por três meses.