Novo concurso IFRJ terá 50 vagas no mínimo, afirma reitor

Reitor Rafael Almada confirma que o novo concurso IFRJ terá, pelo menos, 50 vagas para provimento imediato. Veja detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:29/10/2024 às 16:51
Atualizado em:30/10/2024 às 08:25

Um novo concurso IFRJ está confirmado e já tem preparativos avançados. A seleção deve ofertar, pelo menos, 50 vagas imediatas para provimento de cargos efetivos, além do cadastro de reserva.


A informação foi confirmada pelo reitor da instituição, Rafael Almada, em entrevista exclusiva ao Qconcusos Folha Dirigida.


Ele explicou que esse é o quantitativo inicial, mas que poderá aumentar conforme a autorização do Governo Federal.


Além disso, Almada destacou que o cargo de assistente de administração, um dos mais concorridos, estará entre os contemplados.


Também foi confirmada uma remoção interna no instituto, que deverá promover mais oportunidades.

"Então, a gente faz primeiro uma remoção interna e depois a gente abre vaga para essas novas oportunidades. Mas, em suma, o quantitativo vai ser maior porque vai ter maior demanda", garante ele.

+ Concurso IFRJ: confira os cargos previstos de nível médio

CNU pode impactar oferta de vagas do IFRJ

Almada também falou sobre o Concurso Nacional Unificado e os impactos que ele pode ter em outras seleções, incluindo a do IFRJ.


Ele afirmou que o instituto aguarda com expectativa a divulgação do resultado, pois tem conhecimento de que muitos servidores participaram do concurso em busca de novas oportunidades.


Com isso, há a possibilidade de surgirem novas vagas para que outros profissionais possam ingressar no Instituto Federal do Rio de Janeiro.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Reitor Rafael Almada confirma previsão de vagas do novo concurso IFRJ

(Foto: Reprodução)

Concurso IFRJ terá diversos cargos

A oferta de vagas do concurso IFRJ deverá incluir cargos mais amplos, considerados essenciais, como o de assistente de administração, alguns técnicos especializados em laboratório e posições na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.


O reitor acrescenta que há uma demanda inicial para atender aos campi e a própria reitoria, além das expectativas para as novas unidades.

"O Instituto Federal do Rio de Janeiro vai ter três novas unidades. Elas estão em processo de implementação, os processos licitatórios para a construção. Existe a previsão de espaços provisórios também dessas unidades e, muito provavelmente, vão surgir vagas decorrentes dessas novas unidades", explica.

Também foi pontuado que há uma crescente demanda por profissionais em áreas específicas de atendimento ao aluno, como assistentes sociais, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, entre outros.


Ele explica que, com o crescimento constante no número de estudantes, especialmente após a pandemia, a necessidade por esses profissionais aumentou consideravelmente.


Confira a entrevista com o reitor do IFRJ na íntegra:

Além das funções ligadas ao atendimento dos alunos, o reitor ressalta a grande demanda por cargos administrativos. "Precisamos de profissionais em setores como Finanças, Administração, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas", destacou.


Almada também enfatiza a relevância da área de Tecnologia da Informação, que ele considera essencial para o bom funcionamento da instituição.

"A área de TI é muito dinâmica, e a cada dia mais precisamos de profissionais capacitados para atuar nessa área," reforça.

A boa notícia é que, além das vagas imediatas, o concurso IFRJ também terá cadastro de reserva e a expectativa é por uma boa utilização.


Portanto, muitos aprovados podem ser convocados para tomar posse durante o prazo de validade a seleção.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


De acordo com o diretor de Gestão e Valorização de Pessoas, Heleno Ferreira Lima, o Instituto Federal do Rio de Janeiro possui um histórico de convocar além das vagas imediatas em seus concursos. Ele acredita que, neste novo processo, a situação deve se repetir.


Lima ressalta que a instituição apresenta alta rotatividade, o que aumenta a necessidade de convocar aprovados regularmente enquanto o concurso estiver em vigor.

"Existe uma rotatividade, servidores entram, servidores saem, e alguns cargos têm uma especificidade muito grande, e eles geram pouco cadastro de reserva, mas com uma rotatividade grande, por exemplo, na área da TI. Então, a área de TI é um exemplo dos que podem ser, sim, utilizados o cadastro de reserva", afirma Heleno.

Vale destacar que a banca organizadora do concurso já foi definida e contratada. O Idecan foi o escolhido para receber as inscrições e aplicar as provas.

Concurso IFRJ tem estrutura de provas prevista

O projeto básico, utilizado na escolha da banca organizadora, define a estrutura das provas para o concurso de técnico-administrativo em Educação (TAE).


A previsão é que o processo inclua até duas etapas:

  • prova objetiva para todos os níveis (médio e superior); e
  • prova de títulos, exclusiva para o nível superior.

Na prova objetiva, os candidatos responderão a 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta.


A distribuição das questões será feita da seguinte forma:

  • nível médio: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética e 35 de Conhecimentos Específicos; e
  • nível superior: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética, 5 de Informática e 30 de Conhecimentos Específicos.

A prova objetiva terá uma duração de quatro horas, sendo recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.


Conforme o documento, as provas estão programadas para um único dia, domingo, com aplicação prevista para o turno da manhã (das 8h às 12h) ou da tarde (das 14h às 18h).


Além disso, o projeto básico indica a possibilidade de provas práticas para algumas carreiras do magistério, se necessário, e menciona que cerca de 13 cargos em diversas especialidades serão incluídos.

Clique e saiba mais

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Rio de Janeiro