Previsto desde 2024, o novo concurso IFRJ ainda não tem data prevista para o seu lançamento oficial. De acordo com o instituto, a seleção ainda está em fase de planejamento.
Em resposta nesta semana, a instituição também afirmou que o contrato com o Idecan segue vigente.
"Informo que o concurso para o seguimento Técnico Administrativo encontra-se em fase de planejamento e sem previsão para sua aplicação até o momento. Temos um contrato com empresa especializada em organização de concursos ainda vigente", disse.
A banca foi contratada em setembro de 2024 e o edital era aguardado para sair até o final daquele ano, porém isso não aconteceu.
Em outubro de 2024, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida entrevistou o ex-reitor da instituição, Rafael Almada, que confirmou os preparativos para a realização do novo concurso. Veja aqui a entrevista completa!
No mês passado, Thiago Matos Pinto foi eleito como novo reitor do IFRJ para o mandato de 2026 a 2030.
Transforme seu plano de Ano Novo em aprovação com o Qconcursos. Confira!

Novo concurso IFRJ segue em fase de planejamento e não tem previsão
(Foto: Divulgação)
Concurso IFRJ tem entrave derrubado e pode avançar
Após a previsão de publicação do edital em 2024 não ter se concretizado, o jornalismo do Qconcursos Folha Dirigida conversou com representantes da instituição. Até o momento, o principal entrave estava relacionado à necessidade de adequação à Medida Provisória nº 1.286/2024, publicada em 31 de dezembro de 2024.
A MP criou dois cargos amplos para institutos e universidades federais:
- técnico em Educação (nível médio); e
- analista em Educação (nível superior).
Esses cargos passam a englobar as antigas especialidades dos níveis médio e superior. Pelo posicionamento do IFRJ, tudo indica que o novo concurso já deverá contemplar as carreiras de técnico e analista em Educação.
A tramitação da MP chegou a ficar paralisada no início do primeiro semestre de 2025, mas avançou posteriormente de forma significativa.
O texto foi convertido no Projeto de Lei nº 1.466/2025, aprovado pelo Senado Federal e, em seguida, sancionado pelo presidente Lula. Com isso, a nova lei entrou em vigor.
O projeto prevê a transformação de mais de 29,7 mil cargos considerados obsoletos em cerca de 28,4 mil novos cargos, sem impacto orçamentário.
Entre as oportunidades criadas, estão mais de 6 mil cargos de analista em Educação e mais de 4 mil de técnico em Educação. Ambas as carreiras integram o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e não acarretam aumento de despesas.
Os novos cargos atenderão institutos e universidades federais, substituindo definitivamente as antigas especialidades de níveis médio e superior.
► Resolva questões do último concurso IFRJ para assistente em administração!
Concurso IFRJ tem estrutura de provas definida
O Qconcursos Folha Dirigida obteve acesso ao projeto básico do concurso do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), documento que serve de base para o processo de contratação da banca organizadora.
O material reúne detalhes essenciais da seleção, incluindo a previsão de vagas, os cargos que serão ofertados e o formato das etapas de avaliação.
Segundo o projeto, o concurso deverá ser estruturado em até duas fases:
- prova objetiva para todos os candidatos, tanto de nível médio quanto superior; e
- avaliação de títulos, destinada exclusivamente aos concorrentes de nível superior.
A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta. A distribuição das disciplinas será diferente conforme o nível de escolaridade:
- Nível médio: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética, e 35 de Conhecimentos Específicos;
- Nível superior: 8 de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética, 5 de Informática e 30 de Conhecimentos Específicos.
Os exames terão duração total de quatro horas, e a recomendação é que os candidatos se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência.
Segundo o projeto básico, as provas devem ser aplicadas em um único dia, sempre aos domingos, podendo ocorrer no período da manhã (das 8h às 12h) ou da tarde (das 14h às 18h), conforme o cargo escolhido.
O documento também prevê a possibilidade de provas práticas para algumas especialidades da carreira docente, se necessário. Ao todo, estima-se que o edital contemple cerca de 13 cargos, a serem distribuídos por diversas áreas de atuação.


















