- analista em ciência e tecnologia (40 vagas); e
- tecnologista (40).
O prazo para a publicação do edital é de até seis meses, ou seja, até dezembro deste ano - mas podendo ser divulgado antes desse período, de acordo com o avanço dos preparativos.
Assim que publicado o edital, as provas ocorrerão em até dois meses.
O Inmet ainda não divulgou se já foram iniciadas as tratativas. O próximo passo será a formação de uma comissão, que será a responsável pelos trâmites iniciais, bem como a escolha e contratação da banca organizadora.
O Inmet tem enviado ao governo, regularmente, pedidos de autorização para a realização de concurso público. O mais recente foi protocolado, com 242 vagas, em cargos de níveis médio e superior.
O mais completo plano do Qconcursos, com os melhores professores do país, está com uma oferta imperdível. Clique e confira!
Inmet recebe aval do governo e vai poder realizar concurso
(Foto: Divulgação)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Recentemente, os servidores do Instituto Nacional de Meteorologia enviaram uma carta aberta ao governo com uma série de reivindicações.
A realização de um novo concurso estava entre elas, visando à reposição de pessoal, já que não há contratação de efetivos há mais de 15 anos.
A demanda foi enviada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Carlos Fávaro, pasta ao qual o Inmet está vinculado.
Os servidores alegaram que o Inmet "sofre com o sucateamento imposto pelo governo anterior", e que, desde 2019, foram registradas 194 saídas sem reposições.
Último edital do Inmet foi publicado em 2015
O último edital de concurso Inmet foi publicado em 2015. A seleção contou com uma oferta de 242 vagas, para cargos de níveis médio e superior.
A seleção foi organizada pela Consulplan.
► Para pesquisador, as 34 vagas foram nas classes de assistente, adjunto e associado, para as seguintes áreas: Meteorologia, Estatística, Hidrologia, Ciência da Computação, Sensoriamento Remoto e Agronomia;
► Para analista, foram 44 vagas para as classes júnior e pleno I, para as especialidades de Meteorologia, Telecomunicações, Estatístico, Jornalismo, Publicidade, Administração, Advocacia, Contabilidade e Economia;
► Para o tecnologista, foram 52 vagas nas classes foram júnior, pleno I e pleno II, para as áreas de Meteorologia, Tecnologia da Informação e Engenharia.
► Para o assistente, as 38 vagas forasm distribuídas pelas especialidades de auxiliar de meteorologia, assistente TI, técnico em contabilidade e técnico administrativo.
► Para o técnico, eram 74 vagas divididas nas áreas de Meteorologia, Informática, Laboratório, Eletrônica e Operacional.
Seleção teve prova objetiva
O último edital trouxe oportunidades em várias cidades, como Brasília, São Paulo, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro.
Naquela época, os salários variavam entre R$3.045,83 a R$11.993,69, para carga de 40 horas por semana.
Todos os concorrentes foram avaliados mediante provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório.
O exame foi realizado nas mesmas cidades com oferta de vagas. No nível superior, ainda foi aplicada prova discursiva e de títulos.
No exame objetivo, foram 50 questões, distribuídas em assuntos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
As regras do edital traziam que o prazo de validade era igual a dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período.
Vale destacar, no entanto, que este concurso não chegou a ser finalizado, pois foi suspenso ainda em andamento. Portanto, efetivamente, o último concurso Inmet que nomeou servidores foi em 2006, há 17 anos.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!