Concurso iNova Capixaba: nova fundação no ES pode ter edital em 2020

Com a criação da Fundação iNova Capixaba, Espírito Santo deve realizar novo concurso público na Saúde em 2020.

Autor:
Publicado em:18/02/2020 às 09:57
Atualizado em:18/02/2020 às 09:57

A criação de uma nova estatal no Espírito Santo vai movimentar a área da Saúde, com a promessa de novo concurso público em 2020. É a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNova Capixaba), sancionada em outubro do ano passado. 

A fundação pública de direito privado vai administrar alguns hospitais no estado e, para isso, o Governo anunciou que vai contratar pessoal ao longo deste ano por meio de concurso. Os profissionais serão vinculados ao regime celetista. 

Saiba tudo sobre o concurso iNova Capixaba

Como a iNova Capixaba foi recentemente criada, o Governo estadual ainda não informou uma previsão para publicar o edital do concurso. A previsão, contudo, é que a seleção seja realizada ao longo deste ano. 

A informação foi divulgada pelo próprio secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em dezembro do ano passado, durante visita no município de Linhares, onde participou do programa Integração ES-Linhares.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso iNova Capixaba vai abranger área médica e de apoio

Ainda não foram divulgadas mais informações a respeito do edital, como número de vagas e cargos. Porém, tendo em vista a recente criação da iNova Capixaba, é provável que sejam contemplados cargos de todos os níveis de escolaridade.

Entre eles, já é praticamente certo a oferta para médicos e enfermeiros, que vão atuar nos hospitais que serão administrados pela nova fundação. A previsão também é do secretário Nésio Fernandes.

“Haverá um concurso público pela Fundação para contratação de funcionários públicos celetistas, que poderão assumir o hospital e construir lá toda equipe de médicos, enfermeiros e trabalhadores.”

Conforme consta na Lei Complementar que criou a fundação, o quadro de empregos e a estrutura remuneratória da instituição serão elaborados pela Diretoria Executiva e aprovados por um Conselho Curador.

O texto também prevê a reserva de um percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência. A LC foi sancionada pelo governador, Renato Casagrande, sem vetos e publicada no Diário Oficial do dia 18 de outubro.

A iNova Capixaba vai criar programas de educação permanente, de pesquisa e desenvolvimento, concedendo bolsa a seus empregados. Bolsas de residência profissional, educação tutorial e trainee também poderão ser estabelecidas.

(Foto: Divulgação/ Governo do Espírito Santo)
Espírito Santo terá concurso na Saúde em 2020
(Foto: Divulgação/ Governo do Espírito Santo)

iNova Capixaba vai administrar hospitais do Estado

Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Fundação vai atuar na gestão hospitalar no Espírito Santo. Duas unidades já foram anunciadas que ficarão sob a administração da estatal. 

Uma delas é o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF), que fica no município de Vila Velha. Outro será o Hospital Geral de Linhares (HGL), que atualmente está sob a gestão do município. 

O processo de estadualização do HGL teve início em 2018 e prevê a elaboração de um plano de transição da gestão hospitalar, passando a administração do hospital para o Estado. O trâmite será concluído ainda este ano. 

“Haverá uma agenda de mudanças de infraestrutura e de transferência da administração do hospital para o Estado. Ela deve iniciar o primeiro trimestre do próximo ano com algumas obras, e ao longo do ano, com a construção da Fundação e o concurso público, faria então a transição do hospital para a gestão da fundação”, disse o secretário de Saúde, em dezembro.

Espírito Santo terá concurso em outras áreas

Além do concurso iNova Capixaba, os concurseiros no Espírito Santo poderão ser surpreendidos com oportunidades em outras áreas do serviço público. O Governo já confirmou que estuda as seleções que serão abertas. 

Entre elas, além da Saúde, poderão sair novos editais para a Segurança Pública, Educação e até para o Tribunal de Justiça do Estado. Segundo informações da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), as demandas por esses editais estão sendo estudadas.

O governador Renato Casagrande já garantiu, em entrevista à Rede Globo em janeiro,  mais concursos para as polícias Militar e Civil, incluindo o Corpo de Bombeiros, além de professores.

No caso da Justiça, não é necessária autorização prévia do governador. O último concurso TJ ES para servidores ocorreu em 2010. O edital trouxe oferta de 455 vagas de níveis médio e superior.

O presidente do Tribunal, desembargador Ronaldo Gonçalves, reconheceu a necessidade de novos servidores e magistrados, na primeira sessão do Pleno de 2020.