Concurso iNova Capixaba tem calendário pausado devido ao Coronavírus
Edital do concurso iNova Capixaba pode atrasar dependendo da evolução dos casos de Covid-19 no Brasil.
Autor:
Publicado em:23/03/2020 às 17:05
Atualizado em:23/03/2020 às 17:05
O concurso iNova Capixaba, nova instituição da área de Saúde do Espírito Santo, poderá sofrer um pouco de atraso. O edital, a princípio, é previsto para sair até junho, mas a pandemia causada pelo novo Coronavírus poderá postergar os trâmites preparativos.
Acontece que o calendário da Fundação Estadual de Inovação em Saúde está interrompido em função do atual momento. As informações foram transmitidas à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Comunicação do Governo.
Concurso iNova Capixaba será o primeiro da nova fundação
A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNova Capixaba), sancionada em outubro do ano passado, foi lançada oficialmente no dia 4 de março pelo governo do Espírito Santo. A estatal será vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa) e vai gerir vários hospitais capixabas.
Com a criação da nova fundação, o Governo Estadual anunciou que vai abrir um concurso público para compor o quadro de pessoal. Os profissionais serão contratados pelo regime celetista.
No início de março, pouco antes da crise do Coronavírus deflagrar no Brasil, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou que a intenção é publicar o edital ainda neste semestre. Ou seja, até junho.
Porém, com a pandemia, a Administração Estadual está focando esforços no combate à doença causada pelo novo Coronavírus, a Covd-19. Ainda não é possível estimar o quanto a abertura do concurso poderá postergar, pois isso dependerá da evolução do quadro de saúde no estado.
Vagas vão abranger área médica e de apoio
Ainda segundo o secretário de Saúde, o concurso iNova Capixaba vai abranger diversas áreas, incluindo cargos administrativos, de médico, enfermeiros, auxiliares, entre outros. A expectativa é que haja oportunidades em todos os níveis de escolaridade.
Circula na internet a informação de que o edital vai oferecer 1.700 vagas. Porém, em contato com FOLHA DIRIGIDA a Assessoria de Comunicação do Governo informou que este quantitativo ainda não foi definido.
O que se sabe é que as vagas deste primeiro edital vão abranger as necessidades de seis hospitais que ficarão sob a gestão da iNova Capixaba:
Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha;
Hospital Estadual Dório Silva, na Serra;
Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica;
Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória;
Hospital Estadual de Vila Velha;
Hospital Geral de Linhares.
Conforme consta na Lei Complementar que criou a Fundação, o quadro de empregos e a estrutura remuneratória serão elaborados pela Diretoria Executiva e aprovados por um Conselho Curador.
O texto também prevê a reserva de um percentual dos empregos para as pessoas com deficiência. Os funcionários da iNova Capixaba poderão ter acesso a programas de educação permanente, de pesquisa e desenvolvimento, além de bolsas de residência profissional, educação tutorial e trainee.
Criação da estatal foi solução para abrir concursos
A criação da Fundação iNova Capixaba visa prestar serviços públicos de saúde com o objetivo de proporcionar agilidade, flexibilidade e dinamismo compatível com a demanda crescente da população. O destaque será o fortalecimento da atenção primária.
Em nota, o secretário de Saúde declarou que a sanção da estatal vai permitir resolver problemas da saúde pública graves, com realização de concursos, redução de custos com encargos patronais, regulamentação de compras e estabelecimento de metas de desempenho.
A iNova será uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado e não dependente. Ou seja, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e com quadro pessoal próprio. Por isso não precisará de autorização prévia do Governo Estadual para abrir concursos.
A solenidade de abertura oficial da iNova Capixaba aconteceu no dia 4 de março, no Palácio Anchieta, em Vitória, com a participação do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
A Lei Complementar 924, que autorizou a criação da fundação pública de direito privado, foi sancionada em outubro de 2019. O próximo passo será publicar o Estatuto e todo o conjunto de medidas administrativas e estratégicas para colocá-la em funcionamento.
Resumo concurso iNova Capixaba 2020
Órgão: Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNova Capixaba) Vagas: 1.700* Cargos: área médica e apoio administrativo Remunerações: não informadas Edital: até junho
*Número ainda não foi fechado pelo governo estadual