Concurso INSS: presidente propõe reestruturação de carreira

Em ofício enviado ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wam, reforça necessidade de reestruturar carreira.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:02/06/2023 às 10:30
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

Em meio à solicitação de um novo concurso INSS e no aguardo pelas convocações da última seleção, o presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social, Glauco André Wamburg, enviou um ofício ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, propondo a reestruturação da carreira do Seguro Social.


O pedido de reestruturação da carreira não é novo, tramitando, pelo menos, desde 2022, quando ganhou força com o debate em relação à mudança de escolaridade do cargo de técnico do seguro social — atualmente de nível médio.


No ofício enviado ao ministro, o presidente interino reforça que a restituição das propostas de criação, ampliação e reestruturação de planos, carreiras e cargos efetivos aos respectivos órgãos proponentes se fez necessária considerando o novo ciclo de gestão, que teve início em janeiro de 2023, no âmbito do Governo Federal.


No conjunto de ações propostas para o INSS estão:

  • carreira típica de estado;
  • ajustes no vencimento básico, com incorporação da GDASS
  • nível superior para ingresso nos cargos (até então) de nível intermediário (médio) do INSS; e
  • adicional de qualificação para os servidores.

O presidente finaliza o ofício solicitando ao ministro a adoção das providências necessárias para a inclusão das atividades da carreira do seguro social dentre aquelas que integrarão os cargos e carreiras típicos de Estado, inclusive, a articulação junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Pedido de concurso INSS é enviado com 7.655 vagas

Um novo pedido de concurso INSS foi feito ao Governo Federal. Folha Dirigida teve acesso à nota técnica, que confirma as informações, incluindo o quantitativo de 7.655 vagas.


O pedido, que foi elaborado em maio deste ano, contempla os seguintes cargos:

  • nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas); e
  • nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).

O que é preciso para o novo concurso INSS acontecer?

O novo pedido do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social faz parte das ações da autarquia para mitigar o déficit de servidores e, consequentemente, impactam nas atividades aos contribuintes.


Para que um novo concurso ocorra, o Governo Federal deverá avaliar o pedido enviado pela autarquia. No atual governo, esta autorização é dada pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.


O governo pode autorizar o pedido de maneira integral ou com redução de vagas. Na última seleção autorizada, com mil vagas, apenas a carreira de técnico foi contemplada, mas, o pedido anterior, contava com vagas para analistas.


Vale ressaltar que, apesar de ter um concurso válido e mesmo convocando todos os excedentes (pedido para isso foi feito), o INSS segue com um grande déficit em seu quadro de funcionários, que só pode ser preenchido por novos editais.

Concurso INSS 2024 é solicitado (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

INSS tem concurso válido para cargo de técnico

O INSS tem um concurso atualmente em validade para o cargo de técnico, de nível médio. A seleção foi homologada no dia 4 de maio deste ano.


Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas. Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. 


Na última segunda-feira, 29, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que está preparando para os próximos dias a autorização para o provimento do concurso INSS.


O aval para a nomeação dos aprovados faz parte da primeira leva de anúncio do Governo Federal, que inclui ainda diversas autorizações de concursos federais.


Ainda segundo o governo, além do preenchimento das vagas do Instituto Nacional do Seguro Social, outros órgãos terão seus concursos autorizados.

Presidente pede aval para convocar 2.144 aprovados

Na última quarta-feira, 31, o presidente interino do INSS assinou um ofício solicitando a convocação de 2.144 candidatos aprovados na primeira etapa do concurso INSS.


No documento, que foi encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, Wamburg solicitou o aval para o aproveitamento dos candidatos excedentes às vagas originárias (mil).


Segundo ele, no entanto, esse quantitativo poderá ser reduzido para 1.894, caso a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorize o provimento adicional de 250 vagas, já pleiteadas pelo INSS.


Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.