Concurso INSS: Lupi aguarda aval do MGI para chamar excedentes

Um dia após a ministra Esther Dweck afirmar que estuda a convocação de excedentes do concurso INSS, ministro Carlos Lupi fala que aguarda apenas aval.

Autor:Juliana Goes
Publicado em:19/07/2023 às 10:00
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, voltou a falar nesta quarta-feira, 19, sobre a chamada de excedentes do concurso INSS.


Em entrevista ao "Em Ponto", da Globo News, o ministro afirmou que aguarda a autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para convocar, primeiramente, mais 250 aprovados.

"Nós já contratamos agora cerca de mil funcionários. Eu estou esperando só a ministra Esther autorizar mais 250 dos concursados [...] e pretendemos ainda chamar mais 2 mil, esses dependem de autorização especial", disse o ministro.

Acontece que, na última terça-feira, 18, Folha Dirigida por Qconcursos questionou a ministra Esther Dweck sobre a convocação de excedentes do concurso INSS.


Segundo ela, há uma discussão interna, mas não há prazo para que as chamadas sejam autorizadas. Além disso, um concurso para a Perícia Médica também está sendo avaliado.

"A gente está conversando com o Ministério da Previdência, para poder chamar os outros excedentes, estamos discutindo, não temos uma decisão ainda. Em relação aos médicos peritos, recebemos em 31 de maio o pedido deles (de concurso). A gente está nesse processo de análise e, até 31 de agosto, anunciaremos os concursos que farão parte do PLOA 2024, então este está na fila. Os concursos autorizados este ano, todos terão previsão de orçamento (para o ano que vem)", disse.

Outro entrave para a convocação dos excedentes seria o orçamento deste ano.


Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Merilene Lucas, informou que há um comprometimento orçamentário, mas que, se houver a oportunidade, é possível que mais aprovados sejam convocados.


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Aprovados no concurso INSS aguardam novas convocações

(Foto: Previdência)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Lula avalia filas e chamadas do concurso INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, no último dia 11, sobre as filas e a necessidade de servidores no Instituto Nacional do Seguro Social, que tem concurso INSS recém-realizado.


As declarações foram dadas durante o programa "Conversa com o Presidente", apresentado pelo jornalista Marcos Uchôa.


De acordo com Lula, há uma reunião programada para esta semana, com os ministros Carlos Lupi e da Fazenda, Fernando Haddad, para falar sobre as filas do INSS.

"Primeiro, eu quero saber se a fila é porque não tem dinheiro para pagar os aposentados, a segunda é se é por falta de funcionário. Nós já provamos uma vez que nós podemos zerar a fila. Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar, se for falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência", disse o presidente.

Vale ressaltar que, no último dia 5, o ministro Carlos Lupi e o novo presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, confirmaram a intenção de chamar os excedentes do concurso INSS.


Segundo Stefanutto, a solicitação para a nomeação dos excedente já foi encaminhada e, neste momento, o INSS aguarda um posicionamento do Governo Federal.


A expectativa é conseguir nomear mais 250 aprovados e alcançar, na sequência, o cadastro de reserva, que conta com 2.144 pessoas.


Lembrando que, caso o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) aprove a chamada dos 250 candidatos, o quantitativo a ser pleiteado em seguida será reduzido para 1.894 vagas. Esse aval, porém, deverá ser concedido pelo Governo Federal.

"Mais do que processos, o INSS lida com vidas. Hoje temos pouco mais de 18 mil servidores empenhados em atender cada uma dessas vidas. E estamos muito felizes em receber mais servidores na equipe que tenham esse mesmo objetivo, essa mesma essência", concluiu Stefanutto.

Ao todo, o último concurso INSS contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.


Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79 para jornada de trabalho de 40 horas. 


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!