Outra dado importante é que a carreira que possui mais vacâncias é justamente a que recebeu aval para oferta de vagas, sendo o técnico de planejamento e pesquisa. São 107 cargos vagos, mas com autorização para preenchimento de 80 postos.
O Ipea revelou, também, que atualmente existem 68 servidores com concessão do abono de permanência. Estes são passíveis de aposentadoria voluntária e podem deixar o quadro a qualquer momento.
Segundo o instituto, anualmente ocorrem, em média, dez aposentadorias.
O órgão não revelou um prazo para a publicação do novo edital do seu concurso Ipea. Mas, de acordo com a portaria autorizativa, o documento deve ser publicado até o dia 22 de janeiro de 2024.
Vagas do concurso Ipea
O aval do concurso Ipea já foi publicado no Diário Oficial da União. No total, o instituto recebeu autorização para preenchimento de 80 vagas no cargo de técnico de planejamento e pesquisa, de nível superior.
A remuneração inicial da carreira é de R$21.582,79, incluindo o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Ipea tem concurso autorizado para vagas efetivas, porém não irá aderir ao CNU
(Foto: Divulgação)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Ipea decide não aderir ao Concurso Unificado
O Ipea decidiu não aderir ao Concurso Unificado e a decisão foi comunicada em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos no último dia 13.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, portanto, seguirá com os trâmites para publicação do seu próprio edital, com 80 vagas autorizadas.
Segundo o órgão, a decisão já foi comunicada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI):
“O Ipea comunicou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que não irá aderir ao Concurso Nacional Unificado”, disse o instituto, em nota enviada à reportagem.
O Concurso Nacional Unificado é uma proposta do Governo Federal para centralizar os concursos autorizados este ano. A participação dos órgãos é voluntária, ou seja, cada órgão ou ministério que recebeu autorização para preenchimento de vagas pode decidir se vai aderir ou não à seleção unificada.
Relembre o último concurso Ipea de 2008
O último concurso aconteceu em 2008, ou seja, já tem praticamente 15 anos que o órgão não contrata servidores efetivos para repor o seu quadro de pessoal.
A seleção foi organizada pelo Cebraspe, com oferta de vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de analista de sistemas e de técnico de desenvolvimento e administração.
Os candidatos foram avaliados pelas seguintes etapas:
- provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova oral, de caráter classificatório; e
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!