Concurso Iprev DF: CLDF aprova criação da carreira de analista
Aguardado desde 2019, concurso Iprev DF pode ser realizado, após a CLDF aprovar a criação da carreira de analista previdenciário. Entenda!
Autor:
Publicado em:29/10/2020 às 18:25
Atualizado em:29/10/2020 às 18:25
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev DF) dá mais um passo para a realização do seu concurso Iprev DF. Isso porque, na última quarta-feira, 28, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a criação da carreira de analista previdenciário.
A criação ocorre a partir da aprovação do Projeto de Lei 1.235/2020, de autoria do Executivo, que cria a carreira de Atividades Previdenciárias do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal.
A proposta foi aprovada em segundo turno e redação final, por unanimidade. Agora, ela segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha.
O cargo de analista previdenciário será de nível superior e contará com 65 servidores. Na justificativa do projeto, o governo assegura que o ingresso na carreira acontecerá exclusivamente por meio do concurso Iprev DF.
Criação da carreira é debatida desde janeiro
Desde janeiro deste ano, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal trabalha para aprovar a criação de suas carreiras e, assim, realizar o concurso Iprev DF.
Na época, durante uma reunião do Conselho de Administração do Iprev DF, o presidente do Instituto, Ney Ferraz Júnior, pediu informações "sobre o edital para o concurso público".
Em resposta à Folha Dirigida, no início do ano, o Instituto informou que o concurso Iprev DF "deve sair somente após a criação da carreira". O processo interno estava em andamento.
"Somente após a criação da carreira e a inclusão da previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA) é que poderemos falar em realização do concurso", disse o Iprev DF.
Com a criação aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal no último dia 28, tudo indica que os preparativos para a seleção terão início.
Na época, o presidente da autarquia "manifestou preocupação quanto à morosidade para a realização do concurso público".
De acordo com a LDO do Distrito Federal, publicada em outubro de 2018, o Iprev DF poderia suprir em 2019, por meio de um novo concurso, 20 vagas, nos cargos de:
analista de atividades previdenciárias (dez oportunidades); e
técnico de atividades previdenciárias (dez).
A seleção, no entanto, não ocorreu. O Iprev DF foi criado em 2008, e, deste então, nunca teve um concurso público para compor o seu quadro de pessoal, que possui comissionados e servidores cedidos por outros órgãos.
O Instituto tem um regime especial com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.