Concurso Macaé RJ: comissão organizadora de novo edital é formada

Comissão organizadora do novo concurso Macaé RJ para servidores efetivos é formada. São esperadas 2 mil vagas!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:30/11/2023 às 10:37
Atualizado em:30/11/2023 às 11:18

A Prefeitura de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, deu mais um passo para a abertura do seu novo concurso público.


Foi constituída a comissão organizadora da seleção, responsável por planejar e coordenar as atividades referentes ao provimento de cargos da Administração Pública Direta e Indireta. 


Os nomes dos integrantes da comissão foram publicados na edição de quarta-feira, 29, do Diário Oficial do Município.


Um dos membros é do Instituto de Previdência dos Servidores de Macaé (Macaeprev), o que reforça que o concurso também deve trazer vagas para a autarquia. 


As reuniões da comissão serão realizadas no gabinete da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, em datas e horários previamente agendados e comunicados a todos os membros. 


A comissão deverá definir o número de vagas, cargos e especialidades, além de auxiliar no processo de escolha e contratação da banca organizadora. 


O concurso Macaé RJ já conta com regulamento publicado e está, atualmente, na fase de escolha da banca.


Fique por dentro dos concursos!

Prefeitura de Macaé RJ prepara novo concurso para efetivos

(Foto: Divulgação)


O secretário de Recursos Humanos do município, Aristófanis Quirino falou sobre o avanço nos preparativos do concurso, destacando as etapas atuais do processo.

"Alcançamos uma fase crucial com a publicação do regulamento do concurso, estabelecendo não apenas diretrizes rigorosas para a formulação do edital, mas delineando também outras regras essenciais para a condução da seleção. Neste momento, estamos imersos na elaboração do termo de referência para a contratação da banca examinadora, encontrando-nos na fase conclusiva da construção do projeto de lei, que não só institui novos cargos a serem contemplados no certame, mas propõe também a extinção de outros. Este trabalho árduo tem sido realizado em estreita colaboração com o gabinete do prefeito", esclareceu Aristófanis.

Vale reforçar que, para a realização do concurso, a prefeitura encaminhará um Projeto de Lei (PL), a ser apreciado pela Câmara Municipal, que criará cargos na Administração Municipal.


A lista de cargos ainda não foi revelada. Segundo o município, o concurso deve estar em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e com autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Novo concurso Macaé RJ tem 2 mil vagas previstas

De acordo com o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, são esperadas, no mínimo, 2 mil vagas em caráter efetivo para o novo concurso. 


Ele explicou que a maior parte das vagas será para substituir os profissionais contratados temporariamente. O que é uma cobrança do Ministério Público. 

“Eu vou abrir o concurso. O Ministério Público tem cobrado para substituir esses contratados, que já estão na minha folha de pagamento, por concursados”, disse o prefeito durante o podcast “Verdades com a Ana”, da jornalista Ana Paula Mendes, no dia 8 de agosto.

Ele se comprometeu com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) a publicar o edital ainda este ano.


Welberth Rezende ainda adiantou que será aberto um concurso para Administração Direta e um somente para o Macaeprev (Instituto de Previdência Social de Macaé), no Rio de Janeiro.


Em 2022, a Prefeitura de Macaé formou uma primeira comissão para organizar um novo concurso, com vagas para a Secretaria de Educação e o Macaeprev. Outras áreas também devem ser contempladas. 


Resumo concurso Macaé RJ

  • Órgão: Prefeitura de Macaé;
  • Situação atual: comissão formada;
  • Banca: em definição;
  • Cargos: em definição;
  • Escolaridade: em definição;
  • Vagas: em definição;
  • Remuneração: não reveladas;
  • Inscrições: em definição;
  • Data da prova objetiva: em definição.

Entenda o acordo com o MP para realização do concurso

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro atua junto ao município para o cumprimento de sentenças, que devem resultar em um novo concurso Macaé RJ.


O objetivo é chegar a um cronograma que atenda à sentença prolatada no Processo Judicial nº 0001287-50.2016.8.19.0028, que determina a exoneração de todos os servidores contratados temporariamente em cargos cujas vagas foram oferecidas no concurso 2011/2012.


Conforme informado pela prefeitura, a medida a ser tomada não trará "prejuízo da descontinuidade dos serviços públicos prestados pela municipalidade, prestigiando a regra constitucional do concurso público".


Neste caso, os aprovados nas respectivas vagas e cargos devem ser convocados. Em outra ação, o município foi condenado a realizar concurso público, no prazo de 180 dias, para preenchimento dos cargos que não foram contemplados no edital 2011/2012.

"A fim de dar cumprimento a essas sentenças, o MPRJ tem se reunido com o município de Macaé, para diagnosticar a atual situação do quadro de pessoal da municipalidade, notadamente da quantidade de cargos vagos e ocupados, para, posteriormente, identificar os candidatos aprovados no concurso público de 2011/2012, que foram preteridos em razão das contratações temporárias e que devem ser convocados para posse", disse o MPRJ.

Sem concurso para efetivos, a prefeitura tem realizado processos seletivos para contratação de temporários.


Um edital para funcionários das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade foi disponibilizado em agosto. As oportunidades foram para médicos, fonoaudiólogos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais. 


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram! 

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPrefeitura Municipal de Macaé
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso TRE Unificado - Aula de Direito das pessoas com Deficiência

Equipe Qconcursos