Concurso Macaé RJ: processo de contratação da banca avança

Processo de contratação da banca organizadora do novo concurso Macaé RJ está na fase de análise da documentação. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:22/02/2024 às 17:57
Atualizado em:23/02/2024 às 08:22

Os preparativos para o novo concurso Macaé RJ avançaram. Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a prefeitura informou que o processo de contratação da banca organizadora chegou à fase de análise da documentação.


A prefeitura, porém, não revelou o nome da banca cuja documentação está sendo avaliada. A escolha será feita com base na experiência na gestão de concursos e credibilidade no mercado.


A banca organizadora contratada ficará responsável por receber as inscrições do concurso, além de aplicar as etapas, como a prova objetiva.


Em dezembro do ano passado, o município de Macaé, no Rio de Janeiro, confirmou que o concurso terá 647 vagas distribuídas por 44 vagas. A oferta será para profissionais de níveis fundamental, médio e superior em diversos setores, incluindo o Macaeprev. 


O presidente da comissão organizadora do concurso e secretário municipal de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, explicou que o quantitativo foi definido considerando os possíveis desdobramentos da Ação Civil Pública referente aos concursos de 2011 e 2012.


Além de convênios em andamento com Instituições de Ensino para atender às necessidades da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.

“Essa nova seleção possibilitará a recomposição do quadro e o preenchimento de vagas oriundas da aposentadoria de alguns servidores, mas o governo municipal foi cauteloso ao atender às demandas, aguardando o desfecho da Ação Civil Pública em andamento e na formalização de convênios", disse Aristófanis Quirino. 


> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Prefeitura de Macaé, no Rio, prepara novo concurso com 647 vagas

(Foto: Divulgação)


A lista completa de cargos e vagas não foi informada. No entanto, a Prefeitura de Macaé adiantou que os novos cargos criados pela Lei Complementar 336/2023 serão incluídos no edital. 

Confira quais cargos foram criados em Macaé RJ

No dia 13 de dezembro, a Câmara Municipal de Macaé aprovou projetos de lei que criam cargos para o Macaeprev e para a Administração Direta


No caso da Administração Direta da Prefeitura de Macaé foram criados novos cargos efetivos, como analista de auditoria pública e gestão governamental e auditor fiscal tributário.


Assim como auditor municipal de controle interno (contador), médico perito e professor universitário em diversas áreas. Todos de nível superior.


Já para o Macaeprev, o projeto de lei extingue o cargo de procurador autárquico e cria o cargo de analista previdenciário - formação em Direito, além da adequação da carga horária semanal dos cargos.


Os projetos de lei foram enviados ao Legislativo Municipal para que o procedimento do concurso se dê em harmonia com o ordenamento jurídico e com a melhor prática de gestão pública. 


Eles atendem a recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.


Oficialmente, a Prefeitura de Macaé ainda não revelou um prazo para abertura do concurso. Mas, de acordo com o vereador Guto Garcia (PDT),o edital deve sair em fevereiro e a prova está prevista para março ou abril”. 

Resumo concurso Macaé RJ

  • Órgão: Prefeitura de Macaé
  • Situação atual: comissão formada
  • Banca: em definição
  • Cargos: 44
  • Escolaridade: níveis fundamental, médio e superior
  • Vagas: 647
  • Remuneração: não reveladas
  • Inscrições: em definição
  • Data da prova objetiva: em definição

Saiba mais e comece a estudar para o concurso!

Concurso Macaé RJ: prefeito chegou a prever 2 mil vagas

Em agosto de 2023, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, chegou a anunciar que o novo concurso teria em torno de 2 mil vagas em caráter efetivo


Ele explicou que a maior parte da oferta seria para substituir os profissionais contratados temporariamente. O que é uma cobrança do Ministério Público. 

“Eu vou abrir o concurso. O Ministério Público tem cobrado para substituir esses contratados, que já estão na minha folha de pagamento, por concursados”, disse o prefeito durante o podcast “Verdades com a Ana”, da jornalista Ana Paula Mendes, no dia 8 de agosto.

Welberth Rezende também adiantou que será aberto um concurso para Administração Direta e um apenas para o Macaeprev (Instituto de Previdência Social de Macaé), no Rio de Janeiro.


As falas do prefeito foram antes da prefeitura concluir os estudos técnicos preliminares considerando os possíveis desdobramentos da Ação Civil Pública. Agora, a oferta é de 647 vagas. 


Em 2022, a Prefeitura de Macaé formou uma primeira comissão para organizar um novo concurso, com vagas para a Secretaria de Educação e o Macaeprev. Outras áreas também devem ser contempladas. 


No vídeo abaixo, saiba como estudar para concurso do zero:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPrefeitura Municipal de Macaé
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso BNB - Aula de Língua Portuuesa: Morfossintaxe do pronome

Equipe Qconcursos