Sem concurso, Metrô SP e CPTM fazem greve contra privatizações

Funcionários do Metrô SP, CPTM e Sabesp entram em greve nesta terça-feira, 3, contra plano de privatização dos serviços. Entenda!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:03/10/2023 às 09:40
Atualizado em:03/10/2023 às 09:46

Os funcionários do Metrô SP, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entraram em greve nesta terça-feira, 3. 


A paralisação ocorre em protesto contra o plano do governador Tarcísio de Freitas de privatizar os serviços públicos do transporte sobre trilhos e do saneamento básico e fornecimento de água no estado. 


O Governo do Estado informou na manhã desta terça-feira que nove linhas do Metrô SP e da CPTM foram afetadas pela greve. 


De acordo com o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, a greve unifica a luta contra o leilão da Linha 7 da CPTM, a tramitação da privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa e as terceirizações no Metrô.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Trabalhadores do Metrô SP, CPTM e Sabesp entram em greve

(Foto: Divulgação)


No dia 29 de setembro, o Tribunal Regional do Trabalho proibiu a greve total dos funcionários do Metrô.


O desembargador Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira determinou que fosse assegurada a circulação da frota de 100% dos trens nos horários de pico e 80% nos demais períodos, sob pena de multa de R$500 mil. 


O tribunal também proibiu a liberação das catracas, solicitada pelos trabalhadores para não prejudicar a população. Com a adesão da categoria, o governador de São Paulo criticou a greve e a considerou "ilegal".

“É lamentável que a população de São Paulo acorde mais uma vez refém de sindicatos que manobram os trabalhadores do transporte público estritamente por interesses políticos e ideológicos. Uma greve ilegal e abusiva, na qual nem mesmo a decisão da Justiça é respeitada e que tem como real objetivo promover o caos e atrapalhar a vida de quem realmente quer trabalhar por nosso Estado”, declarou Tarcísio em suas redes sociais nesta terça, 3.

Outra reivindicação constante da categoria é a realização de concursos públicos. Veja mais detalhes a seguir.  

Novo concurso Metrô SP chegou a ser prometido

Em 2022, o então presidente da Companhia do Metropolitano do Estado, Silvani Pereira, falou sobre a possibilidade de um novo concurso Metrô SP. Ele respondeu a seguidores nas redes sociais que um novo edital poderia ser publicado em 2023. 

"A entrada no Metrô ocorre via concurso público. Trabalhamos para ter concurso no próximo ano!", disse Silvani.

Porém, o novo concurso ainda não foi aberto. Em março deste ano, a categoria já tinha entrado em greve. Entre as reivindicações estava a realização de novos concursos para o ingresso de mais funcionários


Para que o concurso ocorra, o Metrô de São Paulo deverá formar uma comissão organizadora, que ficará responsável pelo levantamento do número de vagas e cargos. 


Em seguida, uma banca deve ser contratada para viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. Em 2019, os concursos Metrô SP de níveis médio e superior foram organizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

CPTM já iniciou preparativos de novo concurso

Em dezembro de 2021, a CPTM anunciou a abertura de um novo concurso. De acordo com a Companhia, os cargos mais solicitados em concursos públicos exigem os níveis fundamental, médio, técnico e superior.


Veja a divisão por escolaridade:


Nível fundamental:

  • oficial de manutenção elétrica;
  • oficial de manutenção mecânica;
  • agente de manutenção metalúrgico. 

Níveis médio e técnico:

  • agente de segurança;
  • agente de serviços de operação;
  • agente de relacionamento;
  • técnico de Manutenção, projetos e obras;
  • técnico de Transportes;
  • pperador de Circulação - Maquinista.

Nível superior:

  • secretaria Executiva;
  • engenheiros;
  • analistas.

Conforme informado pela Companhia, qualquer um desses cargos poderão constar em um próximo edital, a depender da necessidade de profissionais. Dessa forma, não necessariamente todas as carreiras listadas acima serão incluídas no concurso. 


A CPTM chegou a abrir uma licitação para escolha de banca organizadora do concurso. Porém, acabou revogada em outubro de 2022. Desde então, os preparativos do novo edital foram paralisados. 


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos realizou seu último concurso público em 2018. Foi aberta uma vaga imediata para operador de circulação (maquinista) mais formação de cadastro reserva.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!