Concurso MGI: comissão é formada para edital com 200 vagas
Foi formada a comissão que ficará responsável pelo edital de temporários do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Confira os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:25/04/2024 às 09:07
Atualizado em:25/04/2024 às 09:27
O concurso MGI para temporários teve andamento nesta quinta-feira, 25. Em publicação no Diário Oficial da União, foi formada a comissão, que cuidará da seleção do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Ao todo, a pasta selecionará 200 temporários. De acordo com a Portaria GM/MGI nº2.446, o grupo será formado pelos seguintes servidores:
I - Representantes da Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:
Marcos Ricardo dos Santos - Coordenador-Geral de Projetos Estratégicos e Qualidade - matrícula SIAPE nº 1508675 - titular; e
II - Representantes da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Serviços Compartilhados (CGDEP/DGP/SSC), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:
a) Daniel Pires de Castro - Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal - matrícula 1750497 - titular;
b) Natália Silva de Almeida - Analista Técnico-Administrativo - matrícula 1118986 - suplente;
c) Lucius Lettieri Vidal- Coordenador de Provimento e Dimensionamento de Pessoas - matrícula 1713313 - titular; e
d) Gerliana Trindade Medeiros - Chefe da Divisão de Provimento e Dimensionamento da Força de Trabalho - matrícula 1271953 - suplente.
Conforme destacado no termo de referência acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, o concurso MGI ofetará, ao todo, 200 vagas temporárias para as seguintes especialidades:
especialista em Gestão de Projetos: 45 vagas;
especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI: 15 vagas;
especialista em Ciência de Dados: 35 vagas;
especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados: 20 vagas;
especialista em Análise de Processos de Negócios: 30 vagas;
especialista em Experiência do Usuário (UX): 15 vagas; e
especialista em Desenvolvimento de Software: 40 vagas.
O salário do aprovado será de R$8.300.
Para ingressar nas carreiras, o candidato deverá possuir o nível superior na área de Informática/Computação ou em qualquer área de formação, desde que tenha pós-graduação em Informática/Computação (mínimo de 360 horas).
Além disso, será necessário ter experiência profissional superior a dois anos, em funções de Tecnologia da Informação (TI) ou título de mestrado ou doutorado na área.
O processo de um concurso público é cheio de termos técnicos e específicos. Baixe o e-book gratuito “Dicionário dos concursos” e compreenda exatamente o que está escrito nos editais. Acesse aqui!
Comissão é formada para concurso de temporários do MGI
Na portaria que autorizou o novo concurso de temporários do MGI, divulgada em outubro de 2023, foi informado que o edital deveria ser publicado em até seis meses. Ou seja, a seleção ainda pode sair até o final de abril.
Apesar de ainda não haver indicação de qual empresa cuidará do concurso de temporários, o processo administrativo para a contratação da banca já foi iniciado.
Os aprovados no concurso serão contratados por tempo determinado, para desenvolver atividades relativas aos projetos de transformação digital do Governo Federal, especialmente no que tange ao programa Startup GOV.BR, da Secretaria de Governo Digital do MGI.
Cabe destacar que os candidatos do concurso de temporários do MGI serão avaliados por meio de provas objetivas e avaliação de títulos. O conteúdo programático, no entanto, ainda não foi divulgado.
MGI conta com quase 1.500 vagas no Concurso Unificado
Além das 200 vagas temporárias, o Ministério da Gestão ainda contará com um reforço no quadro de efetivos, com quase 1.500 servidores.
Isso porque, por meio do Concurso Unificado, o MGI oferta 1.480 vagas efetivas, para as seguintes carreiras de nível superior:
especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG): 150 vagas;
analista de Infraestrutura (AIE): 300 vagas;
analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS): 360 vagas;
analista em Tecnologia da Informação (ATI): 300 vagas;
As provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio, nos turnos da manhã e tarde, de forma simultânea em 228 cidades.
A prova será dividida em dois turnos, sendo:
Turno da manhã (2h30 de prova)
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação;
nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) + prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.
Turno da tarde (3h30 de prova)
nível médio: provas objetivas (40 questões);
nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
Reta final de preparação para o CNU! No dia 26 de abril, o time de professores do Qconcursos fará uma revisão no Madrugadão CNU. Saiba como participar aqui!