Concurso Unificado: locais de prova são divulgados; veja aqui!

Locais de aplicação das provas do Concurso Unificado são divulgados aos candidatos. Veja como acessar aqui!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:24/04/2024 às 09:23
Atualizado em:25/04/2024 às 09:59


ACESSE AQUI SEU LOCAL DE PROVA


No site, os candidatos têm acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que traz informações como: número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se a pessoa inscrita tem direito ao atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.


Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do concurso, recomenda que os inscritos levem o CCI impresso no dia das provas, 5 de maio.


Em caso de erros no Cartão de Confirmação de Inscrição, o candidato pode solicitar a correção. Para isso é necessário entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, banca organizadora, pelo telefone: 0800 701 2028.

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas dia 5 de maio em 228 municípios

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


O coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, reforçou a importância de checar atentamente as informações do Cartão de Confirmação de Inscrição.

“Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa - às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso - então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explicou o coordenador-geral.

Alexandre Retamal ainda reforçou que não será possível mudar a cidade para aplicação das provas. Cada participante escolheu um município no momento de inscrição no concurso.


Ao todo, o Concurso Unificado será realizado em 228 cidades espalhadas por todo o país.

"O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclareceu Retamal.

Reta final de preparação para o CNU! No dia 26 de abril, o time de professores do Qconcursos fará uma revisão no Madrugadão CNU. Saiba como participar aqui!

Confira os horários por turno das provas do CNU

Os candidatos serão submetidos às provas objetivas e discursivas nos turnos da manhã e da tarde, do dia 5 de maio. Veja os horários:


Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
  • Duração da prova: 3h30

No turno da manhã, os concorrentes dos blocos de nível superior (1 a 7) deverão responder a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.

Resumo do Concurso Nacional Unificado

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
  • Situação atual: convocação para as provas objetivas
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas: 6.640
  • Remuneração: até R$23.579,71
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Data da prova objetiva: 5 de maio

Saiba mais e estude para o concurso gratuitamente.

O que levar para as provas do Concurso Unificado?

No dia das provas, 5 de maio, os candidatos deverão levar:

  • o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI);
  • um documento de identidade original com foto; e
  • caneta preta, fabricada em material transparente.

Segundo o MGI, serão aceitos documentos digitais. O candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que acontecerá na entrada da sua sala.


Por esse motivo, é importante que já tenha o aplicativo baixado no celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet.

"Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone", recomenda o Ministério da Gestão, que organiza o concurso.

Quanto às canetas, o MGI orienta que os concorrentes levem reservas. Isso porque não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas.


Como uma camada de proteção extra, a Polícia Federal recomendou e foi acrescentado aos editais do CNPU, a previsão de coleta das digitais e material para o exame grafológico de todos os participantes, no momento da realização da prova. 


Esse novo processo buscará garantir que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que irá tomar posse do cargo, em caso de aprovação. 


O sistema vai funcionar assim: quando os candidatos receberem as provas nas salas de aplicação, eles irão preencher o cartão de resposta com seus dados, assinar e escrever a frase, que é o exame grafológico.


Nesse momento, um aplicador da prova circulará pela sala para coletar a digital, que ficará também registrada no próprio cartão de resposta.


Com esse processo, o cartão terá as escolhas das questões, o exame grafológico, a assinatura do candidato e a coleta da digital.


>Tenha acesso a simulados gratuitos para o CNU. Confira aqui!

Roupas e acessórios recomendados para as provas

Outra orientação é pelo uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, já que serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período de tempo. 


Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido ainda o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.


Os candidatos poderão levar alimentos e água no dia da prova, desde que as embalagens dos alimentos estejam lacradas e as garrafas de água sejam transparentes. 

Pode levar aparelhos eletrônicos no dia das provas?

Sim, pode! Mas a Fundação Cesgranrio, banca organizadora do CPNU, fornecerá aos participantes envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular (que deverá ficar desligado durante toda prova).


Atenção! Candidatos deverão lembrar de desativar eventuais alarmes!


Os envelopes deverão ser lacrados e identificados, antes do concorrente se dirigir à carteira onde fará as provas, e deverão ser guardados embaixo da mesma. 


Só será possível abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizar as provas e estiver do lado de fora dos locais de aplicação.


Conforme o edital, será eliminado do concurso se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas e(ou) similares, gravadores, pendrive, mp3 player e(ou) similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares.


Também haverá eliminação se, no decorrer das provas, acontecer em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilização de máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações. 

Será possível levar o caderno de provas?

Para aumentar a segurança e evitar possíveis fraudes, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que os candidatos não poderão levar os cadernos de questões, em nenhum dos turnos, nem fazer a anotação do gabarito no cartão de confirmação.


Os cadernos de questões terão diferentes versões. O conteúdo será o mesmo, a depender do bloco temático, mas as questões serão embaralhadas para cada versão.


O Governo Federal já adota essa mesma estratégia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que os concorrentes recebem os cadernos de provas com diferentes cores.


Para o Concurso Unificado, a previsão é de que sejam mais de 30 cadernos de prova diferentes, considerando as questões objetivas e discursivas para os oito blocos temáticos.


O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. Caso termine antes do tempo, o MGI recomenda aos concorrentes que aproveitem para revisar as questões.


Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.


Os cadernos de questões das provas serão disponibilizados na página do concurso a partir das 20h do dia 5 de maio. Já os gabaritos oficiais serão publicados no dia 7.


A imagem do cartão-resposta de cada um dos participantes será publicada no dia 3 de junho, conforme o edital.


Com o cartão-resposta, o candidato poderá verificar suas respostas com o gabarito oficial.

CNU bate recorde com mais de 2 milhões de inscritos

O Concurso Unificado bateu um recorde, com a marca de 2.144.435 inscritos confirmados.


A oferta é de 6.640 vagas imediatas para diferentes cargos de níveis médio e superior de 21 órgãos do Poder Executivo Federal.


Essas oportunidades estão agrupadas por oito blocos temáticos, que representam as áreas de Políticas Públicas Brasileiras. Só foi possível se candidatar para um dos blocos temáticos.


Abaixo, veja a relação candidato por vaga, de acordo com o bloco temático do CNU:


Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias

  • Vagas: 727
  • Inscritos: 121.838
  • Concorrência: 167,59 candidatos

Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação

  • Vagas: 597
  • Inscritos: 77.943
  • Concorrência: 130,55 candidatos

Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas

  • Vagas: 530
  • Inscritos: 102.922
  • Concorrência: 194,19 candidatos

Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor

  • Vagas: 971
  • Inscritos: 336.284
  • Concorrência: 346,32 candidatos

Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

  • Vagas: 1.016
  • Inscritos: 300.766
  • Concorrência: 296,02 candidatos

Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação

  • Vagas: 359
  • Inscritos: 74.283
  • Concorrência: 206,91 candidatos

Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública

  • Vagas: 1.748
  • Inscritos: 429.370
  • Concorrência: 245,63 candidatos

Bloco 8 - Nível Intermediário

  • Vagas: 692
  • Inscritos: 701.029
  • Concorrência: 1.013,04 candidatos


Quer impulsionar seus estudos nesta reta final do Concurso Unificado? Então prepare-se com o Madrugadão do CNU!


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso Caixa - Aula de Informática: Elementos de Cloud

Equipe Qconcursos