Concurso MMA: ministra volta a confirmar aval e convocações
Ministra Marina Silva participa de seminário e volta a confirmar a autorização para o novo concurso Ministério Meio Ambiente (MMA). Veja!
Autor:
Publicado em:18/04/2023 às 11:11
Atualizado em:02/05/2023 às 07:00
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a confirmar que foi concedido um aval pelo governo para a realização do concurso Ministério Meio Ambiente (MMA). Ela também reforça que haverá a chamada de excedentes.
A informação foi reforçada pela ministra durante seminário sobre os direitos dos povos indígenas que aconteceu na última segunda-feira, 17, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja a seguir o trecho em que a ministra comemora o aval para realizar o concurso da pasta:
Marina Silva questiona o fato de estar assumindo o ministério mais uma vez e encotrando o mesmo efetivo quando assumiu pela primeira vez, em 2008. Ela ainda evidencia que deixou mais de 1,7 mil fiscais.
“(No) governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, (que) houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o ministério”, comemora Marina.
A ministra já havia confirmado a autorização para um novo concurso MMA. Segundo Marina, o aval já foi conquistado junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - a pasta responsável pela autorização de concursos públicos
A expectativa é que, nos próximos dias, a portaria autorizativa possa ser publicada no Diário Oficial da União, confirmando o aval, cargos e o quantitativo de vagas.
Marina considera que este será um grande reforço para essa área que, segundo ela, "foi completamente exaurida, mas que conta com técnicos e servidores públicos muito dedicados que fizeram a diferença no momento em que foram pressionados, abandonados, intimidados por militares que estavam aqui dentro e que só estavam aqui exatamente para fazer o contrário da proteção", finaliza.
Vale lembrar que o governo prepara um pacote de autorizações que deve ser anunciado de forma breve. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, atualmente estão sendo fechado detalhes junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as autorizações.
O ministério chegou a solicitar 118 vagas para o cargo de agente de administração e 38 para analista ambiental, que exigem, respectivamente, níveis médio e superior.
Sem resposta na ocasião, fez um novo requerimento com 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo - também não atendido.
A última seleção do Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo foi realizada pelo Cebraspe , com 200 vagas. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa.
Já para analista ambiental, o último aconteceu em 2010, também pelo Cebraspe. Neste caso, a seleção consistiu de prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.