Concurso MMA: projeto básico ainda será finalizado, diz órgão

Com novo concurso autorizado pelo governo, o MMA já trabalha na elaboração do projeto básico, ainda não finalizado, para escolher banca organizadora.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:11/08/2023 às 15:49
Atualizado em:11/08/2023 às 16:20

Autorizado em maio pelo Governo Federal, o concurso MMA para o Ministério do Meio Ambiente segue sem banca organizadora definida. Segundo o órgão, o projeto básico ainda não está finalizado.


Em resposta pública, a pasta informa que a seleção está "em fase de planejamento", não informando prazos.


Vale lembrar que o MMA não pode perder muito tempo com os preparativos, pois foi um dos primeiros órgãos federais a ter seu concurso autorizado. O prazo legal para o edital ser publicado, conforme portaria, é de até seis meses.


Portanto, o MMA tem até o dia 29 de outubro para publicar o documento com todas as regras. Caso contrário, a portaria perderá efeito e o órgão precisará de um novo aval.


Assim que o edital for divulgado, as provas ocorrerão em dois meses.


Leia também:

+ MMA explica ausência do nível médio na autorização do concurso


Em junho, o MMA informou à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos que ainda estava em fase de formação da comissão, mas, os membros ainda não foram anunciados em Diário Oficial.


Segundo o MMA, a comissão será responsável pela escolha da banca organizadora e por elaborar o cronograma e previsões. Por ora, a pasta não revelou quaisquer prazos.

Concurso MMA será para analistas

O aval dado pelo governo ao Ministério do Meio Ambiente visa ao provimento de 98 vagas de analista ambiental, cargo destinado a quem possui o nível superior em qualquer área.


A remuneração em início de carreira é de R$10.014,71, já considerando o reajuste salarial sancionado pelo presidente Lula e o auxílio-alimentação de R$658.


A previsão é que esses novos analistas possam ser contratados a partir de novembro deste ano, conforme o prazo indicado pelo Governo Federal.


Tal prazo é estabelecido pelo governo de acordo com os prazos legais, que prevê o lançamento do edital em até seis meses após a autorização.


Mas, para isso, o MMA precisa correr com os preparativos para realizar provas ainda este ano.


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Ministério do Meio Ambiente tem concurso MMA autorizado e terá edital até novembro

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Último concurso MMA teve edital em 2010

Há anos que o Ministério do Meio Ambiente vinha lutando para conseguir a autorização de um novo concurso público, já que o último edital foi publicado em 2010.


A luta pelo aval ocorria desde 2017, para suprir a demanda do quadro de servidores. A pasta chegou a solicitar 118 vagas, para os cargos de agente de administração e 38 para analista ambiental, de níveis médio e superior, respectivamente.


Sem resposta positiva, foi feito novo pedido, com 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo, que também não foi atendido.


A última seleção do Ministério do Meio Ambiente para analista ambiental aconteceu em 2010 e foi realizada pelo pelo Cebraspe. Foram aplicadas provas objetiva, com 120 questões, e discursiva, sendo composta por uma nota técnica e um parecer técnico.


Já para o cargo de agente administrativo, também pelo Cebraspe, com 200 vagas. 


Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva, com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!