MMA explica ausência do nível médio na autorização do concurso

O Ministério do Meio Ambiente explica o motivo da ausência do cargo de nível médio na autorização do novo concurso MMA 2023.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:23/05/2023 às 12:24
Atualizado em:23/05/2023 às 12:24

O Ministério do Meio Ambiente respondeu sobre a ausência da carreira de nível médio na autorização do novo concurso MMA, concedida pelo governo no início do mês de maio. O agente administrativo ficou de fora e somente o analista ambiental foi contemplado no aval.


Segundo a pasta, a solicitação foi feita e estava em análise no Ministério da Economia (pasta extinta) desde 2019.


A demanda solicitada pelo MMA foi de 98 vagas para analista ambiental e 118 vagas para agente administrativo. No entanto, somente o primeiro foi contemplado na autorização governamental.


"Ocorre que, a análise e autorização é de responsabilidade do órgão central, atualmente o Ministério da Gestão e da Inovação, logo, a solicitação de concurso para preenchimento de vagas de nível intermediário - cargo de Agente Administrativo já está no órgão competente, contudo, nesse primeiro momento, as diretrizes do Governo Federal não contemplaram nesse primeiro momento o requerimento da CGGP em sua totalidade, autorizando apenas as vagas solicitadas para o cargo de Analista Ambiental."


O MMA cita que, neste primeiro momento, o agente administrativo não foi contemplado. Portanto, não descartando uma possível autorização futura, já que o pedido para este cargo segue em análise no governo, atualmente no Ministério da Gestão e Inovação (pasta atualmente responsável pelas autorizações).


Ministra diz que vai privilegiar vagas de nível superior


A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, tem sido transparente e dado bastantes informações a respeito das autorizações de concursos federais.


Recentemente, ela revelou as áreas que serão priorizadas e os planos do governo. Segundo ela, a tendência será privilegiar vagas com nível superior, já que no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro foram abertos muitos concursos de nível médio.


Segundo o Governo Federal, as contratações do MMA estão previstas para acontecer a partir de novembro deste ano. O edital, no entanto, ainda não tem data definida.


Ministério do Meio Ambiente tem 98 vagas autorizadas para um novo concurso MMA de analistas.

(Foto: Divulgação)


Quanto ganha o analista do MMA?


O analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima recebe remuneração em início de carreira de R$10.014,71, já considerando o reajuste salarial sancionado pelo presidente Lula e o auxílio-alimentação de R$658.


A carreira é destinada a quem tem nível superior em qualquer área.


+ Concurso MMA: confira 12 perguntas e respostas sobre o edital


Quando foram os últimos concursos do MMA?


Há anos que o Ministério do Meio Ambiente vinha lutando para conseguir autorização para um novo concurso público, haja vista que o último edital foi publicado em 2010. A luta pelo aval ocorria desde 2017 para suprir a demanda do quadro de servidores.


O ministério chegou a solicitar 118 vagas para o cargo de agente de administração e 38 para analista ambiental, que exigem, respectivamente, níveis médio e superior.


Sem resposta positiva, na ocasião, fez um novo requerimento com 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo, que também não atendido.


A última seleção do Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo foi realizada pelo  Cebraspe , com 200 vagas. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa.


Já para analista ambiental, o último aconteceu em 2010, também pelo Cebraspe. Neste caso, a seleção consistiu de prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.