Sem concurso, MP AM chega a 10% dos cargos vagos, diz sindicato

O SINDSEMP AM indica que cargos vagos estão afetando negatinvamente o atendimento à população. Último concurso foi há 10 anos.

Concursos Previstos
Autor:Luiz Gabriel Saldanha
Publicado em:30/08/2023 às 14:09
Atualizado em:30/08/2023 às 14:15

Marlon Bernado, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, SINDSEMP AM, aponta que o Ministério Público do Amazonas já apresenta sinais claros de carência de pessoal.


“Em 10 anos, o quadro de servidores do MPAM passou por um desgaste natural e vem perdendo profissionais por diversos motivos: exonerações, aposentadorias e falecimentos. Além disso, observa-se a ocorrência de afastamentos temporários por licenças médicas. Todo esse conjunto de situações forma uma nítida vulnerabilidade no atendimento à população e o ponto central desse problema é a falta de pessoal”.  


O último concurso do Ministério Público do Amazonas aconteceu em 2013. Hoje, 10% dos cargos efetivos do órgão estão vagos.


Segundo o SINDSEMP AM, o problema não é de gestão e não pode ser resolvido por mero redimensionamento. Por conta da falta de pessoal, não é possível que o Ministério atenda uma área sem impactar a outra.


O Presidente do sindicato destaca ainda que a necessidade o concurso para cargos no Ministério “deixou de ser uma demanda do sindicato para se tornar um anseio da população amazonense.”


Está estudando para esse concurso? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Último concurso MP AM aconteceu há 10 anos

(Foto: Divulgação)


MP AM reforça necessidade de novo edital


Em abril de 2023, o Ministério Público do Amazonas divulgou uma nota reconhecendo que exite a necessidade de realizar novo concurso para efetivos.


"Atento às necessidades institucionais e no seu objetivo de tornar o Parquet amazonense cada vez mais bem estruturado, o MPAM está realizando uma profunda reestruturação administrativa interna, que impactará significantemente a prestação de serviço à população", diz o órgão.


Segundo a instituição, o edital para cargos de servidores faz parte dessa reestruturação. O concurso MP AM estava previsto para 2022, porém atrasou.


Os preparativos para um novo edital estão autorizados desde julho de 2021. Ainda se sabe quais serão os cargos ofertados no edital ou a quantidade de vagas.


Comissão formada desde 2022


O concurso MP AM está com a comissão formada desde agosto de 2022. A comissão é responsável por conduzir, gerir e fiscalizar os trabalhos relacionados à contratação da banca para a realização do concurso para servidores.


A comissão é composta pelos servidores:


  • Nicolau Libório dos Santos Filho — subprocurador-geral de Justiça para assuntos jurídicos e institucionais (presidente);
  • Renilce Helen Queiroz de Sousa — promotora de Justiça de Entrância final;
  • Sarah Clarissa Cruz Leão — promotora de Justiça de entrância inicial;
  • Alessandro Barros Soares — agente de apoio administrativo; e
  • André dos Santos Reis — agente de serviço administrativo.


Segundo dados do Ministério Público, em julho de 2023, a instituição contava com 37 cargos vagos em todo o seu quadro funcional.


Em setembro o QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA e conquiste uma das mais de 100 mil vagas em concursos ainda em 2023!


Inscreva-se grátis na live e garanta uma série de benefícios, como:


  • Lançamento de combos inéditos para sua aprovação
  • Novas ofertas e descontos imperdíveis
  • Mentorias exclusivas e gratuitas com os maiores professores do país
  • Sorteios de Super Combos, Cursos de Pós e Assinaturas Vitalícias do Qconcursos