Concurso MP MG: edital de nível médio está confirmado e encaminhado
O Ministério Público de Minas Gerais já tem edital de nível médio encaminhado com vagas para oficiais que pode sair este ano. Confira!
Autor:
Publicado em:04/11/2020 às 09:13
Atualizado em:04/11/2020 às 09:13
Boa notícia para quem aguarda ansiosamente uma oportunidade de nível médio para ingressar no Ministério Público de Minas Gerais. O próximo concurso MP MG para o cargo de oficial está confirmado e deve sair muito em breve.
No programa Folha Dirigida Entrevista, o professor e promotor de Justiça, Fernando Abreu, disse que está encaminhada a publicação de um novo edital para oficiais e que a publicação, inclusive, já era para ter acontecido.
Os atrasos, segundo ele, foram por conta de gestão e entraves presidenciais. Ele diz que desde quando expirou a validade do edital anterior já estava previsto este concurso. Após vários adiamentos internos, o promotor confirma que de 2021 não pode passar.
"Já era para ter sido publicado em 2019, aí passou para 2020 e ficou de novo para o ano que vem. Pode ser que saia o edital esse ano? Pode, eu não duvido, mas do ano que vem não tem como passar porque a gente teve muita aposentadoria de servidores, muitas aposentadorias de oficiais", destaca o promotor.
Segundo Fernando Abreu, o MP MG é uma instituição muito grande e que precisa da reposição desses servidores, pois o efetivo vem sendo reduzido gradativamente e já prejudica os trabalhos.
Ele explica que essa redução é proporcional ao número de aposentadoras e exonerações esperadas ou inesperadas. Mas que prejudicam o quadro do MP, atuando com uma carência considerável.
"Algumas comarcas já estão sem braço. É claro que aqui fica mais fácil, tem uma manobra grande e muitos servidores, assim como na capital é mais fácil de ter tirado aqui cobre dali. Já fiquei sem oficial por mais de seis meses, e eu estava numa promotoria que precisava. Mas, hoje, várias promotorias estão sem servidores. Então de 2021 é difícil passar sem ter um concurso para oficial."
MP MG já tem projeto básico pronto para contratar banca
A nossa equipe de reportagem também já confirmou com fontes oficiais que o próximo concurso de nível médio do Ministério Público de Minas Gerais, inclusive, já tem projeto básico pronto.
O órgão já está com os preparativos avançados e tudo muito bem encaminhado para a publicação desse edital. Internamente, inclusive, já é dito que o documento está pronto.
O que deve atrasar um pouco mais a publicação é o processo de escolha da banca. Isso porque diferente do que ocorre no concurso de membros, para promotores, no de servidores é escolhida uma empresa para ficar responsável.
A do último concurso foi a Fundep, bastante conhecida por organizar concursos mineiros e já tem experiências em editais do MP. Mas, ainda não há uma banca cotada.
Concursos MG: LDO 2021 prevê editais do Ministério Público
Outra boa notícia para os candidatos de plantão é que o edital para servidores do Ministério Público de Minas Gerais já pode, inclusive, constar no Orçamento para o ano de 2021.
O texto traz em suas estimativas a previsão de editais para vários órgãos como PM MG e MPMG. A lei foi aprovada em turno único em Reunião Extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo o documento, são previstos para os estados recursos oriundos dos concursos para os seguintes órgãos:
Ministério Público de Minas Gerais (concurso MP MG)
Polícia Militar (concurso PM MG)
Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (concurso IPSEMG)
Fundação João Pinheiro (concurso FJP)
Universidade do Estado de Minas Gerais (concurso UEMG)
Fundo Especial do Poder Judiciário (concurso TJ MG)
Porém, não se sabe se essa menção ao concurso MP MG é referente ao edital de membros para promotor ou ao edital de servidores, para oficiais. De todo modo, aumenta a expectativa pelos dois concursos, que estão confirmados.
Órgão já completou oito anos sem edital para servidores
A publicação de um novo concurso para o Ministério Público de Minas Gerais se faz mais que necessário. Afinal, o órgão já não tem edital para servidores há oito anos, uma vez que o último foi divulgado em 2012.
Sem cadastro de reserva válido, o MP MG não pode mais contratar. Na última seleção, foram ofertadas 54 vagas, além de cadastro de reserva, distribuídas pelos níveis médio e superior. No nível médio a oferta era de 33 vagas na carreira de oficial de serviços diversos.
Já para graduados foram 21 vagas distribuídas pelas áreas de Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Jornalismo, Geologia, História, Letras, Medicina do Trabalho, Pedagogia, entre outras.
O concurso contou com provas objetivas abordando questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Conhecimentos Específicos, Noções de Informática e Noções de Direito; além de uma redação
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!