Concurso MP-PI divulga resultado final para promotor substituto
O Ministério Público do Estado do Piauí divulgou o resultado final do concurso público de promotor e irá homologá-lo ainda este mês.
Autor:
Publicado em:19/11/2019 às 04:00
Atualizado em:19/11/2019 às 04:00
O concurso MP-PI para promotor de justiça substituto chegou em sua reta final. Foi publicado no site do Cebraspe, o organizador, o resultado final da seleção, junto com o resultado final da avaliação de títulos.
O documento publicado e assinado pela procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Carmelina Maria, contempla a todos os candidatos, de ampla concorrência, negros e deficientes.
Os candidatos que não concordarem com o resultado poderão entrar com pedido de recurso. O prazo será aberto às 9h desta terça-feira, 19, e ficará disponível até as 18h da quarta-feira, 20, pela internet.
É preciso acessar o site da banca para preencher o formulário específico deste evento. É necessário ser claro, consistente e objetivo, seguindo todas as regras contidas no edital de abertura e de resultado final.
Os recursos enviados para a banca examinadora serão analisados. Após conclusão, o edital de resultado após recurso junto com a homologação será publicado no dia 26 de novembro, também no site do Cebraspe.
Antes da fase de títulos, o concurso MP-PI contou com provas orais, que também podia classificar ou eliminar. Estas, aconteceram no dia 7 de julho para todos os aprovados até essa etapa.
Concurso MP-PI contou com mais de 2 mil inscritos
O concurso público do Ministério Público do Estado do Piauí contabilizou 2.525 inscritos. Todos esses foram convocados para a primeira etapa, composta pelas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. Podem concorrer a este cargo quem tem o nível superior em Direito e comprovação de três anos em atividade jurídica.
A carreira de promotor de Justiça substituto proporciona remuneração inicial de R$24.818,90. A prova objetiva ocorreu no dia 24 de fevereiro, que inicialmente aconteceria em 3 de fevereiro, mas a data foi alterada em virtude da reabertura das inscrições. Em maio, o concurso do MP-PI chegou a ser suspenso, mas logo em seguida foi retomado.
Nesse dia, foram cobradas 100 questões no modelo Cebraspe (certo ou errado), divididas em quatro grupos com as seguintes disciplinas:
Grupo I
Direito Constitucional
Direito Eleitoral
Direito Penal
Direito Processual Penal
Grupo II
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito da Infância e Juventude
Direito do Consumidor
Grupo III
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito Financeiro e Tributário
Grupo IV
Direito Material Coletivo (difusos, coletivos e individuais homogêneos)
Direito Processual Coletivo
Legislação do Ministério Público
Noções Gerais de Direito e Formação Humanística
O concurso contou, ainda, com inscrição definitiva, exames de higidez física e mental e sindicância de vida pregressa. Assim que o concurso MP-PI for homologado, começará a contar o prazo de validade, que será de dois anos, que, com a prorrogação, poderá chegar a quatro anos.