Concurso MPCM-PA para subprocurador tem banca organizadora definida

O Cebraspe será o organizador do concurso MPCM-PA, que contará com vagas para subprocurador do Ministério Público de Contas dos Municípios.

Autor:
Publicado em:10/01/2020 às 07:20
Atualizado em:10/01/2020 às 07:20

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca organizadora do novo concurso MPCM-PA. A dispensa de licitação, oficializando a empresa responsável pela seleção, foi publicada nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial do Pará.

De acordo com documento, o Cebraspe ficará responsável pelo concurso de subprocurador do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará. Com a definição da banca, o próximo passo será a assinatura do contrato entre a empresa e o MPCM-PA.

Somente com a assinatura do contrato, o edital poderá ser publicado. O regulamento para a nova seleção já foi divulgado em julho de 2019. De acordo com o documento, as oportunidades serão para candidatos que tenham concluído o nível superior em Direito.

Além disso, os interessados deverão comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica, sendo computados:

  • Um ano para pós-graduação lato sensu;
  • Dois anos para mestrado; e
  • Três anos para Doutorado.

Os cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) que exigirem apresentação de trabalho monográfico final serão considerados integralmente concluídos na data da respectiva aprovação desse trabalho.

 

MPCM-PA prepara novo concurso (Foto: Pixabay)
Cebraspe é a banca do novo concurso MPCM-PA (Foto: Divulgação)

Concurso MPCM-PA terá quatro etapas

Os candidatos do concurso MPCM-PA serão avaliados em até quatro etapas, sendo elas: provas objetivas; dois exames discursivos; prova oral; e uma avaliação de títulos.

primeira etapa será a prova objetiva. O exame contará com 100 questões, contendo cinco alternativas cada. Para ser aprovado nesta fase, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 60% de acertos, além de se classificar até a 40ª posição para o segundo exame.

Os convocados para as duas provas discursivas realizarão, individualmente, três questões a serem respondidas em até 60 linhas cada, além de uma peça prática, que deverá ser respondida em até 150 linhas.

Prepare-se para concursos

Já para a prova oral serão convocados os dez primeiros candidatos classificados nas provas discursivas. Estes concorrentes terão até 25 minutos para realizarem o exame. A avaliação será realizada em uma sessão pública, com a presença da banca avaliadora, os fiscais cronometristas, o cinegrafista e o público.

Após a publicação do resultado final da prova oral, a banca organizadora avaliará os títulos dos candidatos aprovados. Com a conclusão de todas as etapas, o concurso MPCM-PA ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Neste prazo, serão realizadas as convocações.

De acordo com o Portal da Transparência do órgão, os servidores receberão, além dos salários (ainda não divulgados), auxílio-transporte e benefícios como: gratificações do cargo e pessoal; auxílio natalidade; auxílio alimentação; auxílio doença; auxílio moradia; entre outros.