Concurso MPU: órgão tem mais de 1,8 mil cargos vagos
À espera do novo concurso MPU, carência nos ramos do Ministério Público da União chega a mais de 1,8 mil servidores efetivos
Autor:
Publicado em:11/06/2020 às 21:42
Atualizado em:11/06/2020 às 21:42
O novo concurso MPU é um dos propósitos da atual gestão do Ministério Público da União. Em decorrência do Coronavírus, a publicação do edital foi postergada porque os esforços momentâneos são para o combate à pandemia. Apesar disso, o órgão ainda realiza o estudo de cargos vagos para a próxima seleção.
De acordo com levantamento feito por FOLHA DIRIGIDA, em junho, a carência é de 1.831 servidores. Esse número leva em consideração o déficit funcional nos quatro ramos que compõem o MPU.
Isto é, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
A maior defasagem é no Ministério Público Federal. Faltam 1.756 servidores, entre técnicos e analistas, cargos de níveis médio e superior, respectivamente.
O MPF é o ramo que atua na Justiça Federal, na investigação de crimes federais, tendo representações em todos os estados com as Procuradorias Regionais da República (PRR). Por apresentar a maior carência, é a unidade que proporciona o maior número de contratações no concurso MPU.
Na tabela abaixo, veja os demais cargos vagos por ramo:
Ramo
Cargos Vagos
MPF
1.756
MPM
24
MPDFT
51
MPT
sem cargos vagos
Os números foram coletados com base nas publicações mais recentes (entre 2019 e 2020) de cada ramo sobre a carência.
Comece já a sua caminhada de futuro servidor do MPU!
Novo concurso MPU deve sair no pós-pandemia
FOLHA DIRIGIDA questionou a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre o prazo para abertura do concurso MPU. Em nota, o setor explicou que a prioridade atual é o combate a pandemia do Coronavírus (Covid-19).
“A realização de concurso público para o Ministério Público da União segue sendo um propósito da gestão. Neste momento, no entanto, a prioridade é a atuação no combate à Covid-19”, destacou.
No início do ano, a PGR informou que os trâmites para o próximo concurso MPU tinham sido iniciados. A princípio, a tendência era que o edital fosse divulgado em 2020. O objetivo era repor as aposentadorias que aumentaram depois da Reforma da Previdência.
As próximas fases seriam a conclusão do levantamento de cargos e vagas e a formação da comissão organizadora. O grupo de servidores nomeados seria responsável por tocar os preparativos até o edital, como a contratação da banca.
O último edital do concurso para o Ministério Público da União foi publicado há quase dois anos. Na época, a oferta foi de 47 vagas para as carreiras de técnico de administração (nível médio) e analista em Direito (nível superior na área).[tag_teads]
Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, somente os participantes a analista em Direito também passaram por avaliação discursiva.
Resumo novo concurso MPU
Órgão: Ministério Público da União
Vagas: não reveladas
Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar
Em decorrência do Coronavírus, o próximo concurso MPU deve ficar para o primeiro semestre de 2021. A posição foi defendida pelo Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), depois de reunião com o secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago.
Segundo o diretor sindical, Adriel Gael, a Secretaria-Geral demonstrou interesse em realizar novo concurso público. No entanto, com o avanço da pandemia no país, o órgão não teria tempo hábil para organizar a seleção este ano.
“Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário de pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, apontou Gael após reunião com Eitel Santiago.
A boa notícia, de acordo com Adriel Gael, é que o concurso deve ser realizado no próximo ano. Uma vez que será o último de Augusto Aras à frente da Procuradoria Geral da República (PGR).
“Ele não vai passar pela gestão sem realizar concurso do Ministério Público da União”, disse o diretor do SindMPU.