Concurso MPU convoca técnicos e analistas para escolha de lotação
O Ministério Público da União divulgou mais um edital de convocação para os cargos de técnico e analista.
Autor:
Publicado em:23/12/2019 às 03:26
Atualizado em:23/12/2019 às 03:26
O Ministério Público da União divulgou nesta segunda-feira, dia 23, mais um edital de convocação de aprovados no concurso MPU 2018. Foram convocados candidatos às vagas de técnico para a área de administração, de nível médio, e analista de direito, de nível superior.
A lista de convocados e as opções de localidade de lotação serão divulgadas no site do MPF.
Os convocados deverão preencher um formulário específico, indicando a lotação de seu interesse. O modelo do formulário será enviado para o e-mail do concorrente. Os candidatos terão um prazo de 24 horas para responder e reenviar o documento ao MPF, a contar do horário de envio do formulário.
Veja na íntegra o edital de convocação de aprovados no concurso MPU 2018
O MPU alerta que os convocados devem estar cientes que ao aceitar a nomeação, de acordo com os termos estabelecidos no edital de convocação, deve permanecer na mesma unidade administrativa escolhida por, no mínimo, um ano.
No dia 17 de fevereiro, o Ministério Público da União já havia realizado uma convocação para os analistas de direito. Nesta, as vagas a serem preenchidas eram para lotação no Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Roraima.
Concurso MPU atraiu mais de 264 mil inscrições
O concurso MPU 2018 ofereceu 47 vagas imediatas, além de oportunidades para formação de cadastro de reserva. Foram recebidas 264.924 candidaturas.
O cargo que mais atraiu inscrições foi o cargo de técnico de administração. Para se inscrever na função era preciso ter o ensino médio completo. Foram contabilizadas 191.045 inscritos para 11 vagas imediatas oferecidas para o cargo. Neste caso, a relação candidato/vaga foi de 17.367 para contratações imediatas.
Já a carreira de analista em direito contabilizou 73.879 candidatos. A função tinha como pré-requisito o nível superior. Fora as 47 vagas imediatas, o MPU realizou cadastro de reserva com cerca de 7 mil aprovados em todo país.
Esses poderão ser convocados no decorrer da validade da seleção. O prazo será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
O MPU costuma convocar um bom número dos candidatos em cadastro. Na última seleção, realizada em 2013, foram chamados mais de 4 mil aprovados para oferta de apenas 147 vagas imediatas.
Os candidatos do concurso MPU 2018 foram avaliados por meio de provas objetivas. Foram cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Apenas os candidatos a analista em Direito também realizaram provas discursivas.