Concurso MPU: qual melhor ramo para os aprovados trabalharem?

Os aprovados no concurso MPU podem ser lotados nos quatro ramos do Ministério Público da União. Saiba mais sobre cada um deles!

Autor:
Publicado em:04/06/2020 às 06:00
Atualizado em:04/06/2020 às 06:00

O Ministério Público da União é formado por quatro ramos: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).  

Os aprovados do concurso MPU podem ser lotados em um desses quatro ramo, mas qual deles é o melhor para se trabalhar? Essa resposta é relativa e depende da preferência de cada pessoa para atuar com assuntos ligados à Justiça Federal, aos direitos trabalhistas, miliares ou por fiscalizar as leis do Distrito Federal.

Cada um tem clima organizacional diferente. Para entender melhor os detalhes dos ramos do MPU, FOLHA DIRIGIDA listou as principais características. Confira:

► MPF

É o ramo que atua na Justiça Federal, na investigação de crimes federais, tendo representações em todos os estados com as Procuradorias Regionais da República (PRR). É o ramo com o maior déficit de pessoal e que gera o maior número de contratações no concurso MPU.

► MPT

O Ministério Público do Trabalho também atua em todo país por meio das Procuradorias Regionais do Trabalho (MPT). É responsável por cuidar dos direitos fundamentais e sociais da área trabalhista. Assim, apresenta muitas demandas, o que leva grande parte dos aprovados no concurso MPU a ser lotada nesse ramo.

Ramos do MPU
MPU prepara novo concurso público para área de apoio
(Foto: Bruna Somma)

 

► MPM

É o ramo voltado para o controle externo da atividade policial judiciária militar e na instauração de inquérito civil. O Ministério Público Militar também está presente em todos os estados com as Procuradorias de Justiça Militar.

► MPDFT

Com atuação apenas na capital federal, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem a atribuição de fiscalizar leis e defender os interesses do DF.

Os concursos para o Ministério Público da União não costumam vir com vagas especificadas para cada ramo. O último edital, publicado em 2018, trouxe oportunidades divididas apenas por estado.

Dessa forma, o interessado se inscreveu para a região e pôde ser lotado para qualquer ramo. Ao longo da carreira, no entanto, é possível migrar entre os ramos.

Em um vídeo no Youtube, o diretor do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, Adriel Gael, resumiu como é atuação dos servidores em cada ramo:

“O MPF é mais dinâmico e trabalha, por exemplo, com Polícia federal. O MPT trabalha com a matéria trabalhista. Já o MPM é mais tranquilo, o melhor ramo para se trabalhar quando não gosta de tanto dinamismo. E o MPDFT se assemelha ao Ministério Público estadual e tem outra cultura”, explicou.

+ Quer ser aprovado no concurso MPU 2020? Saiba como!

Novo concurso MPU é um dos propósitos da atual gestão

A atual gestão do Ministério Público da União estabeleceu como um de seus objetivos a realização do novo concurso MPU para área de apoio. O que foi confirmado à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR).

Sobre o prazo para divulgação do edital, a Assessoria explicou que a prioridade momentânea é o combate a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

“A realização de concurso público para o Ministério Público da União segue sendo um propósito da gestão. Neste momento, no entanto, a prioridade é a atuação no combate à Covid-19”, destacou em nota enviada à reportagem.

Em janeiro, a PGR afirmou que os preparativos para o próximo concurso MPU tinham sido iniciados. A princípio, a tendência era que o edital fosse publicado em 2020. A meta era repor as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.[tag_teads]

As próximas etapas seriam o levantamento de cargos e vagas necessárias para preenchimento e a formação da comissão organizadora. O grupo de servidores nomeados deveria tocar os trâmites até o edital, como a contratação da banca.

O último concurso para o Ministério Público da União ocorreu há quase dois anos. Na época, o edital teve a oferta de 47 vagas para os cargos de técnico de administração (nível médio) e analista em Direito (nível superior na área).

Todos os inscritos foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, apenas os concorrentes a analista em Direito também passaram por avaliação discursiva. 

Resumo novo concurso MPU: 

  • Órgão: Ministério Público da União 
  • Vagas: não reveladas 
  • Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar 
  • Banca: a definir 
  • Link para editais anteriores

Concurso MPU: sindicato aponta edital apenas em 2021

Pelo Coronavírus, o edital do novo concurso MPU deve ficar para o primeiro semestre de 2021. A posição foi passada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), após reunião com o secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago.

De acordo com o diretor sindical, Adriel Gael, a Secretaria-Geral destacou o interesse de abrir novo concurso público. Porém, com o avanço da pandemia no país, o órgão não teria tempo hábil para organizar a seleção este ano.

“Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário de pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, apontou Gael depois de reunião com Eitel Santiago.

A boa notícia, conforme Adriel Gael, é que o concurso deve ocorreu no próximo ano. Isso porque será o último de Augusto Aras à frente da Procuradoria Geral da República (PGR).

“Ele não vai passar pela gestão sem realizar concurso do Ministério Público da União”, disse o diretor do SindMPU.