Concurso PC AL para delegado sai neste segundo semestre, diz Seplag
Previsto para este mês de julho, o edital do concurso PC AL para delegado pode atrasar, mas está confirmado para este ano, segundo a Seplag.
Autor:
Publicado em:20/07/2021 às 09:33
Atualizado em:20/07/2021 às 09:33
O edital do concurso PC AL para delegado deve atrasar. Previsto para ser publicado neste mês de julho, o documento ainda passa por ajustes junto à Secretaria de Segurança Pública e será divulgado ainda neste segundo semestre.
A nova previsão foi passada pelo secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos. Segundo ele, a secretaria tem se esforçado para acelerar os processos e, por isso, os trâmites já estão avançados.
"Estamos trabalhando bastante, junto à Secretaria de Segurança Pública, para que lancemos o certame dos delegados agora no segundo semestre", afirma Fabrício.
No Estado de Alagoas, há cerca de nove anos não se realizava um concurso para a Polícia Civil. A pausa terminou neste ano, com a abertura da seleção para escrivão e agente da PC AL. Agora, mais um edital está confirmado.
Segundo a PGE, para que a seleção ocorra deve ser comprovado que o quantitativo de vagas a ser oferecido está de acordo com o número de cargos vagas para a carreira.
Desta forma, o processo foi encaminhado para o Gabinete Civil do governador, que deverá analisar a "conveniência política da proposição do concurso público". Somente com esse atesto, a seleção poderá ser aberta.
Vale lembrar que a banca organizadora também não está contratada, apesar da Secretaria de Planejamento (Seplag) já ter adiantado o processo para que o Cebraspe seja o responsável.
Concurso PC AL tem 40 vagas previstas
Ao todo, a Polícia Civil de Alagoas deve oferecer 40 vagas para a carreira de delegado. A informação foi dada, em maio, pelo titular da Seplag.
"Nós teremos outro edital para a Polícia Civil, para delegado. Mas esse será lançado em julho, separado. O nosso desenho é para 40 vagas, até por uma questão legal de vacâncias", confirmou Fabrício Marques.
Para ser delegado da Polícia Civil de Alagoas é preciso ter nível superior em Direito. O vencimento previsto é de R$20.944,97.
O concurso contará com provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exames laboratoriais e médicos, avaliações psicológica e de títulos, investigação social e curso de formação policial.
As etapas foram reveladas pelo Conselho Superior de Polícia Civil de Alagoas, por meio de um documento publicado no Diário Oficial do Estado, em fevereiro deste ano. Confira abaixo as disciplinas previstas:
Prova Objetiva
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Civil;
Legislação Complementar;
Medicina Legal;
Língua Portuguesa; e
Informática.
Prova discursiva
Direito Penal;
Direito Processual Penal; e
Direito Constitucional.
Concurso PC AL para agente e escrivão tem 500 vagas
Publicado em maio deste ano, o edital do concurso PC AL conta com 500 vagas, para as carreiras de agente e escrivão. Nesse caso, são oferecidas 368 e 132 oportunidades, respectivamente.
Em ambos os casos é preciso ter o nível superior completo. Já os ganhos são de R$3.971,76.
Além da escolaridade, no caso dos candidatos ao cargo de agente de polícia, é preciso ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo, na categoria "B", ou provisória.
Já os candidatos ao posto de escrivão devem ter certificado de curso de digitação, além da comprovação de conhecimentos de digitação e Informática, por meio de prova específica, para ambas as carreiras.
As provas objetivas e discursivas ocorrerão nas cidades de Arapiraca e Maceió, no dia 29 de agosto, no turno da tarde.