A realização de um novo concurso PC BA é aguardada há quase dois anos e voltou a ser confirmada pelo atual delegado-geral da corporação, André Viana.
O chefe da Polícia Civil, no entanto, ainda não definiu uma data para a publicação do edital.
A realização de um novo concurso PC BA é aguardada há quase dois anos e voltou a ser confirmada pelo atual delegado-geral da corporação, André Viana.
O chefe da Polícia Civil, no entanto, ainda não definiu uma data para a publicação do edital.
Durante entrevista ao programa Linha de Frente, na última segunda-feira, dia 28, Viana comentou que o processo está em análise e reforçou a expectativa de que o edital seja divulgado ainda este ano.
"A gente torce para que seja o quanto antes, é uma premissa. E volto a dizer: está em caráter sistêmico e esperamos realmente que seja lançado este ano", afirmou o delegado-geral da PC BA.
Em abril, ele já havia mencionado, em entrevista ao programa De Cara com o Líder, que o edital sairia ainda este ano, com previsão de vagas para diversos cargos, como delegado e investigador.
"Vamos ter o maior número de vagas, o concurso vai sair este ano. Quase 400 vagas para delegado, diversas vagas para investigador, ou seja, mais de mil vagas no concurso. O governador assumiu o compromisso de fazer a nomeação no menor tempo possível", reforçou.
Até o momento, a Polícia Civil da Bahia não confirmou se o próximo concurso já seguirá as diretrizes da nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que unifica os cargos de agente e escrivão sob a denominação de oficial investigador de polícia.
Esse processo já está em andamento, conforme indicado pelo delegado na entrevista. Segundo o delegado, esse processo está em andamento.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, também já confirmou que há tratativas em andamento para a realização de um novo concurso na Polícia Civil da Bahia.
Novo concurso PC BA está previsto para 2025 e pode ofertar mil vagas
(Foto: Ascom/PC BA)
Em janeiro deste ano, o Governo da Bahia sancionou a criação de 2.397 vagas na estrutura da Polícia Civil estadual. Os novos cargos devem favorecer um novo edital de concurso PC BA.
► Do total de vagas criadas, 500 são para o quadro de delegados, 437 para o cargo de escrivão e as demais (1.460) para o quadro de investigadores da PC BA.
Vale destacar que já foi feito o pedido formal para o preenchimento de mil vagas na Polícia Civil da Bahia. À época, a então delegada-geral Heloísa Brito confirmou a previsão de oferta para o próximo concurso.
A solicitação foi encaminhada ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, reforçando a necessidade de reforço no efetivo da corporação.
Comece seus estudos com o Qconcursos e prepare-se para o concurso PC BA. Acesse e confira!
Desde dezembro de 2024, a Polícia Civil da Bahia conta com um grupo de trabalho instituído para analisar possíveis mudanças nos próximos concursos da corporação.
O colegiado tem como missão conduzir estudos técnicos e apresentar propostas de alterações na legislação estadual, com foco na adequação à nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, sancionada no final de 2023.
Entre as atribuições do grupo também está a revisão da estrutura interna da Polícia Civil baiana, além da atualização dos editais futuros do concurso PC BA, abrangendo os cargos de escrivão, investigador e delegado.
A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, conhecida também como Lei Geral, estabelece direitos, garantias e diretrizes para as carreiras da Polícia Civil, além de definir parâmetros para a realização de concursos públicos.
De acordo com o texto da nova legislação, o quadro de servidores das Polícias Civis será composto exclusivamente por três cargos efetivos, todos de nível superior.
Esses cargos serão considerados carreiras típicas de Estado e terão ingresso exclusivamente por meio de concurso público, com as seguintes atribuições:
Todos os cargos indicados acima terão o superior como requisito. Apenas o posto de delegado exigirá uma graduação específica, sendo ela em Direito.
Outra mudança estabelecida na lei é a inclusão da participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nas fases do concurso público de delegados.
>>> Baixe o e-book gratuito e prepare-se para conquistar sua vaga na Polícia Civil <<<
Com organização do IBFC, o último concurso da Polícia Civil da Bahia foi realizado em 2022 e ofereceu mil vagas.
A distribuição das oportunidades foi a seguinte:
Na época, a remuneração inicial chegava a R$13 mil.
Realizado em 2022, o concursoregistrou 44.133 inscritos, sendo o cargo de investigador o mais concorrido, com mais de 27 mil candidatos. Os candidatos foram avaliados pelas seguintes fases: