Concurso PC CE: comissão formada é para candidato sub judice
O governador Camilo Santana autorizou a formação de uma comissão organizadora para candidatos sub judice do concurso PC CE.
Autor:
Publicado em:22/10/2020 às 19:30
Atualizado em:22/10/2020 às 19:30
Uma comissão responsável pelo concurso de delegado da Polícia Civil do Ceará foi formada na última quinta-feira, 22, conforme publicação no Diário Oficial. No entanto, o grupo de trabalho é para a convocação de candidatos sub judice.
Ou seja, diferente do que Folha Dirigida havia publicado, não se trata de comissão para um novo concurso Polícia Civil CE.
O anúncio aconteceu em publicação no Diário Oficial desta quinta-feira, 22. Além de Camilo Santana, o documento também está assinado pelo secretário de Planejamento, Ronaldo Lima Moreira Borges, e pelo secretário de Segurança, Sandro Luciano Caron de Moraes.
Confira o trecho da portaria
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento da decisão judicial proferida no Processo de nº 0621148- 49.2018.8.06.0000, RESOLVE designar os SERVIDORES relacionados no Anexo Único deste ato, para compor a Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos, visando ao provimento efetivo do cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe, da Polícia Civil do Estado do Ceará, ficando atribuída aos membros da Comissão a gratificação prevista no art.3º, §§ 1º e 2º, da Lei nº 13.920, de 24 de julho de 2007, alterada pela Lei nº 14.087, de 12 de março de 2008, a partir do início do respectivo trabalho até a sua conclusão. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 21 de outubro de 2020.
Concurso Polícia Civil CE tem autorização para 1.400 vagas,
mas ainda não saiu do papel (Foto: Divulgação)
Concurso PC CE já foi autorizado com 1,4 mil vagas
O concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará é bastante aguardado há praticamente dois anos (ou mais). E de forma oficial, pois a seleção já foi autorizada pelo governador Camilo Santana.
Em agosto de 2018, Camilo informou publicamente que o concurso para a Polícia Civil CE está autorizado. Mas, não deu data de quando o edital seria divulgado. Inclusive, o documento chegou a ser cogitado para aquele ano.
E o quantitativo de vagas também foi anunciado pelo governador. Segundo ele, a seleção será para 1.496 vagas, distribuídas para três cargos. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo na página oficial do Facebook do governador.
Camilo Santana informou, na época, que já vinha estudando essa ação há alguns meses. Ele comentou, ainda, que, para isso, contratou uma consultoria externa para fazer uma avaliação da demanda e necessidade da corporação.
O governador previa que o edital para a contratação de novos policiais pudesse sair o quanto antes, com o objetivo de que o reforço na Polícia Civil ocorresse a partir do ano posterior. Mas, desde então o concurso não teve edital publicado, nem banca contratada.
"Acabei de autorizar a Secretaria de Planejamento do Estado para que a gente possa tomar todas as medidas necessárias e anunciar, lançar, um novo concurso público para a Polícia Civil do estado do Ceará", disse o governador naquele ano.
Concurso PC CE já tem cargos confirmados, além do delegado
Segundo o governador Camilo Santama, as 1.496 vagas serão divididas por meio dos cargos de delegado, escrivão e inspetor. Todas as oportunidades são para graduados, de nível superior.
De acordo com Camilo, o objetivo do novo concurso é fazer da corporação uma das melhores polícias do Brasil. No edital passado, ainda durante seu governo, ele relatou que houve um aumento de 42% no efetivo, mas que ainda não foi o suficiente.
Nesse novo edital, o intuito é dobrar. este número e ter um efetivo ainda maior.
"A Seplag organizará todos os trâmites para um novo concurso público ainda este ano. Estou autorizando, e venho publicamente anunciar para quem deseja fazer parte da Polícia Civil do Ceará, para quem deseja já começar a se preparar, iniciar os estudos, que está autorizado um novo concurso."
Apesar do governador afirmar por diversas vezes que a seleção está autorizada, o aval ainda não foi publicado no Diário Oficial. A autorização é de forma extraoficial, mas garante a seleção e não coloca validade neste aval.
Polícia Civil CE tem salários bem atrativos
Ingressar na Polícia Civil do Ceará é o sonho de muitos candidatos de concurso público. Isso porque a corporação tem uma série de atrativos, como a contratação por regime estatutário que garante a estabilidade e os excelentes salários que serão oferecidos.
De acordo com dados do Portal da Transparência da corporação, FOLHA DIRIGIDA pegou o menor e o maior valor pago, conforme o cargo:
A Polícia Civil não realiza concurso desde 2014. O prazo de validade está expirado e, portanto, não há mais como chamar excedentes, sem cadastro de reserva válido. Na época, a seleção foi de 763 vagas para os mesmos cargos de delegado, escrivão e inspetor.
O concurso anterior foi organizado pela Fundação Vunesp. Os concorrentes passaram por várias etapas, como provas objetivas, análise de títulos, avaliação psicológica, exame de capacidade física, investigação social e curso de formação.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!