Concurso PC CE tem comissão alterada e editais iminentes
Com edital iminente, o concurso PC CE para o cargo de delegado passou por alteração na comissão. Veja os detalhes e a previsão de publicação!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:17/02/2025 às 06:55
Atualizado em:17/02/2025 às 08:06
O concurso PC CE avançou na última sexta-feira, 14, com uma alteração na comissão responsável pelo cargo de delegado. O edital está previsto para ser publicado nas próximas semanas.
A mudança foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, que substituiu um dos membros da comissão. A servidora Julieta Araújo Lima Portela foi retirada, e Marcília Pimentel Barros foi incluída em seu lugar.
A presidência da comissão permanece sob a responsabilidade de Nartan da Costa Andrade, mantendo a estrutura original definida em 18 de agosto. A composição atual é a seguinte:
Nartan da Costa Andrade – presidente
Marcília Pimentel Barros – membro
Juliana Fernandes Tavares Aquino – membro
Roberto Alzir Dias Chaves – membro
Fábio Torres Vieira – membro
Maqson Eldo Cândido Ferreira – membro
João Parente de Oliveira Maciel – membro
Rodrigo Arruda de Carvalho – membro
A comissão tem, entre suas principais funções, a intermediação na contratação da banca organizadora. No entanto, no caso do cargo de delegado, esse processo já foi concluído.
Com essa nova alteração, espera-se que a publicação do edital ocorra em breve. Ainda não há confirmação sobre a assinatura do contrato com a banca, mas a instituição escolhida para organizar o concurso foi o Cebraspe.
O extrato da dispensa de licitação, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, confirmou ainda que o concurso contará com 100 vagas para delegado.
Para ingressar na carreira, o candidato do concurso PC CE deverá possuir onível superior em Direito.
O salário inicial do aprovado será deR$20.019,18. Ao final da carreira, o valor poderá chegar a R$31.247,87.
"Podem se preparar, porque vai ter concurso para a Polícia Civil. O primeiro será para delegado, o segundo será para investigador, e também faremos seleções para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, a fim de proporcionar mais condições de força e enfrentamento ao crime organizado no Estado do Ceará", afirmou Elmano.
Como detalhado pelo governador, além do cargo de delegado, a Polícia Civil do Ceará também preencherá outros postos, sendo eles de escrivão e investigador.
O quantitativo de vagas não foi revelado, mas sabe-se que a corporação tem 500 vagas anunciadas.
Para a Polícia Civil, a previsão é de 500 vagas. Dessas, 100 já estão confirmadas para o cargo de delegado, enquanto as 400 restantes deverão ser destinadas a escrivães e investigadores.
Confira a distribuição completa:
Polícia Militar: 1 mil vagas
Polícia Civil: 500 vagas
Bombeiros: 500 vagas
Polícia Penal: 600 vagas
O governador Elmano de Freitas destacou a meta de ampliar o efetivo policial em 6.730 servidores.
Tal aumento, porém, não ocorrerá apenas com os novos editais, mas também por meio da convocação de aprovados em concursos vigentes, como os da Perícia Forense (Pefoce) e da Polícia Penal CE.
Comece a treinar para o concurso PC CE e resolva questões:
Último concurso PC CE foi há quatro anos
Para quem deseja se antecipar nos estudos, a melhor estratégia é utilizar como base o último concurso. No caso da PC CE, o edital mais recente foi publicado em maio de 2021, oferecendo um total de 1.500 vagas.
Dessas oportunidades, 500 foram para contratação imediata, enquanto mil foram destinadas ao cadastro de reserva, distribuídas entre os cargos de investigador e escrivão.
Para ambas as funções, os requisitos incluíam nível superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, na categoria "B" ou superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas, entre elas:
1ª fase:provas objetivas e discursivas;
2ª fase:Teste de Aptidão Física (TAF);
3ª fase:avaliação psicológica;
4ª fase:exame toxicológico; e
5ª fase: curso de formação profissional e avaliação de verificação de aprendizagem.
Os candidatos aos cargos de escrivão e inspetor tiveram que responder a 100 questões, que foram divididas entre as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa: 10 questões; e
Informática: 10 questões.
Conhecimentos Específicos
Noções de Direito Penal: 20 questões;
Legislação Penal Extravagante: 10 questões;
Noções de Direito Processual Penal: 15 questões;
Noções de Direito Administrativo: 15 questões;
Noções de Direito Constitucional: 15 questões; e
Legislação Específica: 5 questões.
Também foi aplicada uma prova discursiva, onde os candidatos responderam a quatro questões sobre temas relacionados a Conhecimentos Específicos.
Para o cargo de delegado, o último concurso foi realizado em 2014, sob a organização da Fundação Vunesp.