Mas, de fato, as avaliações não ocorrerão no mesmo dia, já que havia a possibilidade de acontecer uma pela manhã e uma à tarde. O que ocorreu foi a marcação de uma prova no sábado e outra no domingo, em dias seguidos.
E agora que você já tem essa notícia, o que fará? Quem já se inscreveu para escrivão não pode mais voltar atrás, mas as inscrições do agente ainda podem ser feitas. Será que é possível conciliar os dois exames?
O que te impede de se inscrever para o agente, caso já esteja inscrito para escrivão? Você acha que é possível? Quais são os benefícios dessa decisão? E o que isso pode trazer de consequência?
Vantagens das provas do concurso PCDF em dias seguidos
Custo
O primeiro benefício de ter as provas aplicadas no mesmo dia é o fator financeiro. Para quem quer fazer as duas provas, é claro.
O custo benefício de uma única viagem, hospedagem, gastos com passagem, alimentação e outros detalhes podem ser bem menores, principalmente para quem é de fora do Distrito Federal.
Isso mesmo, engana-se quem pensa que somente farão a prova da Polícia Civil do DF os moradores de Brasília. Esse deve ser um concurso que atrairá muita gente de fora da região.
Até mesmo porque policias de outros estados como, por exemplo, a Polícia Civil do Paraná registrou mais de 100 mil candidatos inscritos para 400 vagas oferecidas.
No caso da PCDF, a seleção é tratada como uma das maiores já realizadas pela corporação e ter as provas no mesmo final de semana pode ser muito bom para quem vem de fora. A economia é garantida.
Conflito de datas
Outro benefício da prova de escrivão ter sido marcada para o sábado que antecede a aplicação da avaliação de agente, no domingo, 18, é não ter conflitado com quase nenhuma outra prova importante.
Isso porque, geralmente, os órgãos federais, estaduais e municipais escolhem um dia de domingo para aplicar provas. Dessa forma, se a PC DF escolhesse qualquer outro domingo do ano para a aplicação poderia ter conflitado com algum outro órgão que já tem data marcada.
Vale ressaltar que o concurso Depen teve prova suspensa e ainda vai divulgar o novo cronograma da seleção com a nova data da prova. Isso poderia ser prejudicial para candidatos que também estão inscritos na seleção federal.
Com isso, os futuros servidores que costumam fazer várias provas ficam com datas disponíveis e com um leque maior de opções na busca por uma vaga no serviço público.
Desafogo
Para quem estuda para várias provas ao mesmo tempo, ter duas provas a nível superior da PC DF realizadas tão próximas pode ser uma forma de aliviar a sobrecarga. Ainda mais se o candidato já estiver estudando há muito tempo.
Além disso, pode ser uma chance de liberar a sua rotina de estudos ou, até mesmo, conciliar o planejamento de estudos para as duas provas. E ainda focar em outros editais da área da Segurança.
A expectativa de aprovação para a realização de concursos para a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal é alta. Essas seleções, principalmente a da PF, possuem conteúdos semelhantes em seus conteúdos programáticos.
E o fato de as provas serem aplicadas no mesmo fim de semana, talvez, ajude o candidato a manter todo o foco em prol da aprovação, fazendo revisões e questões focadas no concurso PC DF.
Mais chances de aprovação
Se um é pouco, dois é bom. Pode ter muito candidato por aí que não pensava em fazer o concurso PCDF agente pelo motivo de já estar inscrito para escrivão e não ter como arcar com dois custos de viagem, hospedagem e todo o gasto no dia da prova.
Com as provas no mesmo fim de semana, as chances de aprovação podem aumentar. O candidato poderá fazer as duas avaliações do concurso PCDF, que são organizados pela mesma banca e terão um perfil de aplicação parecido.
O erro que você cometer em uma prova, por exemplo, tentará não cometer na próxima. Se você chegou atrasado em uma prova e teve menos tempo, no dia seguinte sairá mais cedo.
Além disso, na pior das hipóteses, caso não consiga chegar em tempo de realizar a prova de escrivão no sábado, no dia seguinte, domingo, o candidato terá uma segunda chance para evitar os erros cometidos no primeiro dia.
Desvantagens de provas em dias seguidos
Corrida contra o tempo
Uma das principais desvantagens da aplicação das provas do concurso PCDF no mesmo fim de semana é o curto espaço de tempo da realização. Para os candidatos que estão com os conteúdos atrasados pode ter sido uma péssima notícia.
Provavelmente, o futuro servidor terá que correr um pouco para conseguir sanar tudo até o fim de semana dos dias 17 e 18 de outubro. No entanto, por outro lado, as provas de escrivão seriam em março. Logo, uma boa parte do conteúdo já deve estar adiantado.
Para não deixar atrasar mais, a FOLHA DIRIGIDA tem muita coisa especial e que preparada exclusivamente para esses dois concursos. Além disso, dicas de várias disciplinas. Que tal dar uma conferida?
Para quem desejava fazer um tour por Brasília no final de semana da prova de escrivão, vai precisar marcar um próximo passeio se quiser fazer as duas provas. Afinal, vai ficar cansativo e sem espaço na agenda.
Geralmente quem vai fazer concurso público viaja com um dia de antecedência para a região e aproveita para conhecer o local e explorar lazer e turismo. Nesse caso, com duas provas seguidas, é melhor não arriscar.
A dica nesses casos é aproveitar para descansar, fazer programações leves e que não comprometa o seu planejamento. Já pensou se acidentar ou passar mal na véspera da prova seguinte? É melhor não arriscar mesmo.
Prova do concurso PC DF escrivão ocorrerá no sábado, 17
Após a retificação, as provas estão confirmadas para acontecer no sábado, dia 17 de outubro. Nesse dia, serão cobradas 120 questões, no estilo certo ou errado, característica do Cebraspe, onde uma errada anula uma certa.
Dessas, serão cobradas 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração, contendo as seguintes disciplinas:
Já no dia seguinte, domingo, 18 de outubro, estão marcadas para acontecer as provas do concurso de agente de polícia. A PC DF divulgou edital em 1º de julho e confirmou o cronograma com as datas previstas, incluindo as provas escritas.
Neste dia, os concorrentes responderão a 120 questões, também no estilo certo ou errado, tradicional do Cebraspe. No mesmo dia também será aplicada a prova discursiva.
Desse total, serão 50 questões serão de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. O exame terá duração de quatro horas e meia, contendo as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
No edital de agente, são 1.800 vagas em disputa, sendo 600 imediatas e 1.200 reservadas para a formação de um cadastro de reserva. Quem figurar na segunda lista poderá ser convocado durante todo o prazo de validade, de dois anos prorrogável. A seleção também é para graduados em qualquer área.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!