Concurso PC PA: delegado-geral prevê edital até o início de dezembro

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, disse pelas redes sociais que o prazo para o edital é até início de dezembro.

Autor:
Publicado em:03/10/2020 às 10:48
Atualizado em:03/10/2020 às 10:48

O edital do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará já tem previsão de publicação. De acordo com o delegado-geral, Walter Resende, o documento com todas as regras está previsto para sair no final de novembro ou no início de dezembro.

Foi o que afirmou o chefe da corporação em um vídeo publicado no seu perfil do Instagram. Walter destacou ainda que este será o maior concurso da Polícia Civil e falou qual será, a partir de agora, o próximo passo após a homologação do processo licitatório.

"Hoje foi homologado o resultado da licitação que escolheu a banca que vai organizar o concurso público da Polícia Civil. A vencedora foi a banca AOCP. A partir de agora a gente vai viabilizar o contrato com a  referida empresa. E posteriormente, no final de novembro a início de dezembro, a publicação do edital irá definir todas as regras do concurso."

Walter Resende destacou, também, que a estimativa da Polícia Civil é aplicar provas no primeiro semestre de 2021, como já havia antecipado o ex-diretor, Alberto Teixeira.

O delegado, no entanto, não antecipou quando ocorrerá a assinatura do contrato com o Instituto AOCP, banca escolhida e vencedora do processo licitatório. O processo de escolha da banca aconteceu pela modalidade do tipo concorrência.

Resumo do concurso PC PA

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
  • Banca: em definição
  • Publicação do edital: segundo semestre de 2020
  • Vagas: 1.495
  • Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
  • Requisito: nível superior
(Foto: Reprodução Instaram)
Walter Resende prevê edital da PCPA em novembro ou dezembro
(Foto: Reprodução Instaram)

Instituto AOCP apresentará minuta do edital em 30 dias

O prazo de final de novembro ou início de novembro muito provavelmente se dá pelo fato do Instituo AOCP ainda ter um prazo de 30 dias para apresentar a minuta do edital junto a comissão.

Além disso, a assinatura do contrato ainda precisa acontecer para formalizar a escolha da banca, que também essteve concorrendo na disputa pelo concurso PM PA. Mas, esta foi vencida pelo Iades.

As demais concorrentes do processo licitatório foram:

  • Cebraspe
  • Cetap;
  • Consulplam;
  • Fadesp;
  • Iades.

A própria a Secretária adjunta de gestão e modernização da Seplad, Josynélia Tavares, disse que a gestão trabalhou para que a licitação fosse realizada o mais breve possível, de forma transparente:

 “O concurso da PM e da PC é um compromisso de governo com a categoria, que já possui uma defasagem de servidores, em razão de vacâncias no quadro. Nesse sentido, a Seplad, por meio da Diretoria de Gestão e logística e em conjunto com a comissão formada para a licitação desses concursos, vem trabalhando sem medir esforços, para dar continuidade ao processo de seleção da banca organizadora, buscando a melhor proposta no quesito técnica e preço, envidando pela legitimidade e o devido processo legal em todas as fases, sem perder o ritmo intenso de trabalho objetivando a conclusão dessa seleção o mais breve possível”, destacou Josynélia Tavares.

Delegada da academia destaca o déficit de pessoal

Um novo concurso PC PA é visto como muito importante e essencial. Afinal, a corporação está atuando com um efetivo reduzido e bem abaixo.  

Segundo a delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo, essa carência faz com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipe.

"Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente", explicou.

Em fevereiro, Alberto Teixeira, ex-diretor-geral da Polícia Civil do Pará, confirmou as seguints informações:

Polícia Civil-PA (dados)

  • Efetivo em lei para a Polícia Civil-PA: 5.600 vagas
  • Efetivo atual: 3.170 cargos preenchidos
  • Déficit: 43,39% 

Quantas vagas serão ofertadas no edital?

Está confirmado que os cargos que serão ofertados serão todos de nível superior, somando uma oferta de 1.495 vagas.

As carreiras já estão definidas e serão: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Dessas, apenas delegado exige curso específico, o de Direito. A distribuição será:

Delegado  265 vagas 
Escrivão  252 vagas
Investigador  818 vagas
Papiloscopista   160 vagas


Também já foi confirmado que o próximo edital do concurso PC PA será regionalizado, com provas aplicadas apenas em algumas cidades do estado. A confirmação veio da própria Seplad, em entrevista com a coordenadora de gestão de pessoas pelas redes sociais.

As seis cidades escolhidas para receber aplicação das provas objetivas foram:

  • Belém
  • Marabá
  • Altamira
  • Santarém
  • Itaituba
  • Redenção

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas