Além das provas objetivas, os candidatos do concurso PC PE serão avaliados por meio de exames médicos e de aptidão física. A seleção será destinada ao provimento de 445 vagas imediatas para as seguintes carreiras:
- 45 vagas para delegado;
- 250 vagas para agente; e
- 150 vagas para escrivão.
Para ingressar no cargo de delegado será preciso possuir nível superior em Direito, além de prática jurídica de, no mínimo, três anos.
Para os cargos de agente e escrivão, o candidato deverá possuir nível superior em qualquer área. As carreiras também exigirão Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria "B".
Além de informar sobre a descentralização do novo concurso, Raquel Lyra confirmou que o governo vai buscar a convocação de aprovados em cadastro reserva.
A BlackNovember do Qconcursos começou! Escolha estudar do jeito certo e seja aprovado com a ajuda de especialistas. ACESSE AQUI!
Provas do concurso PC PE serão descentralizadas
(Foto: SDS PE)
Concurso PC PE terá edital ainda em 2023
A expectativa para o concurso PC PE vem desde 2022, quando a gestão anterior autorizou a realização de uma nova seleção.
Conforme divulgado pela governadora, a seleção ficará sob responsabilidade da banca Cebraspe. O edital está previsto para sair ainda em 2023, com:
- publicação de edital: 15 de dezembro de 2023; e
- aplicação das provas: 25 de fevereiro de 2024.
"No dia 15 de dezembro sai o edital, a empresa que vai fazer o concurso da Polícia Civil é a Cebraspe. E no dia 25 de fevereiro é a prova. Agora é com vocês. Agora é só estudar", disse a governadora.
Conforme indicado no texto do Projeto de Lei Complementar 3143/2022, publicado no Diário Oficial de 31 de março de 2022, a remuneração inicial do escrivão e agente será de R$4.700. O salário inicial do aprovado na carreira de delegado será de R$10.930,51.
Último concurso PC PE foi realizado em 2016
Também organizado pelo Cebraspe, o último concurso PC PE foi realizado em 2016. Foram ofertadas 650 vagas, sendo 100 para delegado, 50 para escrivão e 500 para agente de polícia.
O concurso foi composto por provas objetivas, discursiva, de capacidade física, avaliação psicológica, exame médico, investigação social e curso de formação. Para o cargo de escrivão, foi aplicado um exame prático de digitação.
As provas objetivas do último concurso PC PE, para os cargos de agente e escrivão, foram compostas por 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.
Em Conhecimentos Gerais foram cobradas questões de Língua Portuguesa e Noções de Informática. Já em Conhecimentos Específicos foram cobradas Noções de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Penal e de Direito Processual Penal.
A disciplina de Atualidades foi exigida somente na prova discursiva. Na ocasião, os candidatos tiveram que escrever um texto dissertativo, de até 30 linhas.
Para o cargo de delegado, a prova de Conhecimentos Específicos foi sobre:
- Medicina Legal;
- Criminologia;
- Legislação Estadual;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil e Empresarial;
- Direito Tributário;
- Direito Ambiental; e
- Direito Eleitoral.
No teste de aptidão física (TAF), os candidatos do último concurso PC PE tiveram que realizar os exercícios de:
- flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
- impulsão horizontal;
- natação; e
- corrida de 12 minutos.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!