Concurso PC PR: governador anuncia convocação de 200 escrivães
Realizado em 2018, o concurso Polícia Civil PR para escrivães teve 633 candidatos aprovados.
Autor:
Publicado em:12/03/2020 às 15:20
Atualizado em:12/03/2020 às 15:20
Os aprovados no concurso Polícia Civil PR 2018 devem ficar atentos! Isso porque o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira, 12, a convocação de 200 escrivães da Polícia Civil.
O anúncio foi feito durante solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na ocasião, Carlos reforçou a importância da chamada dos candidatos e como a estrutura da PC PR terá uma melhora nos serviços prestados à população:
“A reposição permanente de profissionais na Polícia Civil melhoram a estrutura, é um avanço que reflete na melhoria e excelência do serviço que a instituição presta à população”, declarou.
Os candidatos convocados ainda passarão por um curso de capacitação na Escola Superior da Polícia Civil, que terá início em abril. Nele, os escrivães receberão o título de especialização.
Concluída a formação, que deve durar cerca de seis meses, os escrivães serão distribuídos nas delegacias de polícia de Curitiba, Região Metropolitana e no Interior do Estado, conforme a necessidade.
O governador ainda comentou sobre o déficit que a carreira vem sofrendo sem a quantidade adequada de policiais:
“As nossas carreiras estão defasadas há muito tempo. Então dentro de um planejamento do Governo do Estado, faremos essa reposição do efetivo, que será feita ao longo dos próximos anos, para dar condições adequadas de trabalho”.
O concurso PC PR teve edital publicado em setembro de 2018. Ao todo, recebeu 41.163 inscrições e obteve 633 profissionaisaprovados. A responsável pela organização foi a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Concurso PC PR 2018 foi composto por cinco etapas
Todos os candidatos do concurso PC PR 2018 foram avaliados por meio de cinco etapas. A primeira foi composta por provas objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório.
Os exames foram aplicados nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. As demais foram realizadas somente em Curitiba.
No total, foram 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte contemplou as disciplinas de:
Língua Portuguesa;
Informática;
Raciocínio Lógico; e
Noções da estrutura do aparelho Administrativo do Poder Executivo do Paraná.
A prova de Conhecimentos Específicos abordou os conteúdos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Especial e o Estatuto da Polícia Civil do Paraná.
Já a redação foi composta por um tema acerca da atualidade. O candidato precisou escrever em até 25 linhas. Além dos exames objetivo e de redação, a seleção contou com outra etapas, sendo todas eliminatórias. Confira:
⇒ Exame de investigação de conduta; ⇒ Exame de higidez física; e ⇒ Teste de aptidão física;