Concurso PC RJ: corporação pode mudar banca. E agora?

Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realiza novo processo para definir banca. Estudo técnico de sete organizadoras está em andamento.

Autor:
Publicado em:20/11/2020 às 09:34
Atualizado em:20/11/2020 às 09:34

Possível alteração pode impactar preparação para o concurso PC RJ?


Com a etapa de consulta para a definir a organizadora do concurso PC RJ, a Secretaria da Polícia Civil do Rio tem pela frente o estudo técnico preliminar das instituições que enviaram as documentações para análise.

Ao todo, sete bancas estão na disputa para ser a responsável pela próxima seleção: Fundação Getulio Vargas (FGV); Cebraspe; Instituto AOCP; Instituto Selecon; Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC); Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP Concursos); Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan).

Sobre os possíveis impactos na preparação, caso haja alteração da banca organizadora do concurso PC RJ, Raphael Ferrari não acredita que exigirá dos candidatos um novo direcionamento para os estudos.

Segundo o também especialista em Metodologia do Ensino Superior UERJ, geralmente, concursos da área Policial possuem cobranças de conteúdos semelhantes. Logo, a preparação acaba tendo diversos pontos de convergência.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram

 

"No geral, os concursos policiais exigem uma base de conhecimentos relativamente comum, haja vista as especificidades da profissão. Assim, não acredito que a possível mudança da banca organizadora irá impactar decisivamente na preparação dos candidatos, ainda que novas disciplinas sejam incluídas na prova objetiva."


No entanto, o professor alerta sobre alguns pontos importantes que podem alterar o plano de estudos dos futuros candidatos, mesmo acreditando que uma mudança no nome da organizadora afetará a preparação.
 

"É óbvio que a divulgação da nova empresa responsável por organizar o concurso irá impor ajustes e correções nas linhas de estudo e de preparação. Mesmo assim, não acredito que os impactos serão significativos, a não ser que haja o acréscimo de uma prova discursiva, o que, de fato, exigiria que a metodologia de estudo fosse reformulada de maneira mais ampla."


+ Leia também → Expectativa e estratégia de preparação para o concurso PC RJ


Nova banca deve mudar estratégia de preparação dos candidatos?


O professor Raphael Ferrari orienta que caso o Instituto AOCP não seja definido novamente como organizador da seleção é importante realizar alguns procedimentos para adequar a preparação.

O primeiro deles é fazer uma análise dos editais dos últimos concursos realizados pela banca que for definida. Após isso, é importante que o candidato analise as provas aplicadas e o tipo de abordagem da examinadora.

Outro procedimento é verificar se a nova organizadora definida já aplicou provas da área Policial. Para o especialista, essa é a análise mais importante na elaboração do planejamento de estudos.
 

"A ideia é partir do macro (todos os concursos da banca) para o micro (concursos policiais), permitindo que o candidato faça uma adaptação entre as bancas sem qualquer dificuldade. Assim, o rendimento não será afetado, permitindo um bom desempenho na hora da prova."


+ Leia também → Por que concursos da área da Segurança estão tão cobiçados?
 

Possível alteração pode impactar preparação para o concurso PC RJ? (Divulgação)
Possível alteração pode impactar preparação para o concurso PC RJ?
(Divulgação)


Candidatos devem observar novidades na Sepol


Representantes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro já chegaram a comunicar que a organizadora do próximo concurso PC RJ terá um papel apenas na parte logística e operacional de aplicação das provas.

Logo, o conteúdo e as perguntas das avaliações serão formuladas pela banca examinadora, composta por policiais civis e profissionais com notório saber. Dessa forma, a recomendação refazer os exames anteriores dos concursos PC RJ.

O professor Raphael Ferrari explica o porquê da PCERJ ter a intenção de realizar uma seleção com o perfil da corporação e o que isso significa, de fato.
 

"Importante lembrar que a Polícia Civil virou uma Secretaria, o que lhe conferiu uma maior autonomia administrativa. Logo, é realmente possível que essa nova realidade resulte numa cobrança diferenciada de acordo com os perfis de cada carreira que integra o quadro permanente da PCERJ, pois a instituição ganhou espaço de ação dentro da estrutura administrativa do estado."



+ Leia também → Concurso Bombeiros RJ temporários: dicas de Língua Portuguesa
 

A orientação, de acordo com Raphael Ferrari, é acompanhar as mudanças administrativas realizadas pela gestão da Polícia Civil do Rio. Além disso, aponta o melhor caminho para a preparação para a seleção.
 

"Os candidatos precisam acompanhar com bastante atenção as novas rotinas administrativas que o Secretário de Polícia Civil vem implementando como, por exemplo, a mudança no critério de pontuação na produtividade investigativa. É praticamente certo que o examinador irá dar um destaque especial a questões relacionadas aos crimes contemplados pela nova tabela ou a assuntos abordados no planejamento estratégico da Sepol 2020/2025. Dessa forma, o melhor caminho para a preparação é buscar estar sempre bem informado sobre as novidades envolvendo a Sepol."


+ Leia também → O que falta para que os concursos PF e PRF sejam autorizados?
 

Ainda há tempo para estudar para o concurso PC RJ?


Para o professor ainda há tempo para se preparar para as provas de concurso PC RJ. Isso porque a pandemia pode ter agravado questões econômica com pessoas perdendo empregos e que ao pensar em uma retomada poderá fazer planos para se reestabelecer conseguindo uma vaga por meio de concurso público.

Também por isso, Raphael alerta sobre um possível aumento na concorrência por uma vaga no próximo concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, mesmo que ainda não haja uma previsão exata para aplicação de provas.
 

"Estamos vivendo um período econômico mundialmente difícil por causa da pandemia do Coronavírus, o que levará a um aumento considerável da concorrência. Assim, a disputa por uma vaga ficará ainda mais acirrada, de modo que os estudos não podem ser negligenciados em hipótese alguma, mesmo considerando que as provas irão ocorrer em um momento futuro relativamente distante. Quem já vem se preparando deverá manter o ritmo de estudo e quem pretende iniciar a preparação terá de se dedicar com ainda mais afinco."


Por fim, o especialista avisa que só existem dois tipos de pessoas que buscam uma vaga no serviço público "aquele que desisti e aquele que passa. Faça a sua escolha!"