Concurso PC RJ: policiais terão nova pontuação de produtividade
Aprovados no novo concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro terão uma nova pontuação de produtividade. Confira os detalhes!
Autor:
Publicado em:19/10/2020 às 12:05
Atualizado em:19/10/2020 às 12:05
A partir de novembro, a Polícia Civil do Rio de Janeiro terá uma nova pontuação de produtividade. Dessa forma, os aprovados no novo concurso PC RJ já estarão submetidos a essas novas regras.
Uma das novidades é o aumento da pontuação para a solução de casos de feminicídio, de quatro para cinco pontos. Já a solução de crimes cometidos por organizações criminosas de milícias passará a figurar no alto da tabela.
Em primeiro lugar com a maior pontuação está a lavagem de dinheiro. Para assegurar os pontos, é preciso que, na solução do caso, os policiais empreguem técnicas especiais de investigação.
Em seguida na tabela de pontuação, constam as soluções de homicídios, latrocínios e, agora, os feminicídios, com cinco pontos cada um.
As informações foram divulgadas, inicialmente, pelo jornal Extra e depois confirmadas pela Polícia Civil do Rio em suas redes sociais nesta segunda-feira, 19. A pontuação estabelece critérios para qualificação do trabalho das unidades policiais.
De acordo com a corporação, a medida não prevê gratificação aos policiais, somente cria um relatório de ranqueamento para análise de produtividade das delegacias. Assim como criação de estratégias para ações futuras.
Pontuação permite análise de produtividade das delegacias da PC RJ
(Foto: Governo do Rio de Janeiro)
Diante da expansão da ação das milícias no Estado, o atual secretário da PC RJ, Allan Turnowski determinou a inclusão dos crimes tipificados no artigo 288-A do Código Penal no segundo lugar, com cinco pontos. Este tipo de ação criminosa não constava do ranking.
Essa pontuação serve para medir a produtividade dos policiais e de cada delegacia. Ao analisar esses dados, a Polícia Civil consegue traçar estratégias e fazer um mapeamento mais profundo de suas ações e investigações.
Em entrevista coletiva no dia 8 de outubro, ele respondeu que a corporação já tem vacâncias para serem preenchidas. Esses cargos vagos estão fora do bloqueio realizado pelo Governo do Estado.
"Os cargos foram bloqueados por um decreto, mas já temos vagas desbloqueadas. Há um pedido para, no primeiro semestre de 2021, saírem os concursos para todos os cargos anteriores, em um número menor de vagas", disse o secretário.
De acordo com o secretário, a meta é abrir o concurso com um número menor que as 864 vagas inicialmente autorizadas. Em seguida, serão convocados mais aprovados à medida que surgirem novas vacâncias.
"Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação. O concurso está autorizado e vai sair ano que vem", disse Turnowski.
Para se manter no Regime de Recuperação Fiscal, o Governo do Rio de Janeiro bloqueou milhares de cargos em aberto que seriam preenchidos por concursados.
Nesse bloqueio estão as carreiras autorizadas para o concurso Polícia Civil RJ. Assim, a corporação só pode abrir a seleção para prover cargos que estão fora desse bloqueio.
A Secretaria de Polícia Civil deverá contabilizar o número de vagas e estabelecer um novo quantitativo de vagas que será aberto. Por esse motivo, as escolhas das bancas organizadoras também deverão passar por revisão.
Uma vez que o processo de escolha das bancas foi realizado visando as 864 vagas iniciais. Em fevereiro de 2020, o Instituto Acesso foi divulgado como organizador das provas para delegado.
Já o Instituto AOCP foi anunciado como o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas para os demais seis cargos autorizados. Isto é, auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal.
Resumo concurso Polícia Civil RJ
Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
Cargo: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado
Requisitos: todos os níveis de escolaridade, a depender do cargo
Remuneração: R$4.506,27 a R$18.747,95
Banca: Instituto Acesso (delegado) e Instituto AOCP (demais cargos)
Concurso PC RJ: oferta para todos os níveis confirmada
O então governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel autorizou, em meados de 2019, um novo concurso PC RJ com 864 vagas. Esse quantitativo seria para cargos de todos os níveis de escolaridade.
Desse total, 12 oportunidades seriam para auxiliar de necropsia (nível fundamental), 16 para técnico de necropsia (nível médio), 54 para perito legista, 20 para perito criminal (nível superior em áreas específicas).
Além de 47 para delegado (superior em Direito), 597 para inspetor (superior em qualquer área) e 118 para investigador (nível médio). Conforme o secretário Allan Turnowski a autorização para esses cargos continua válida, mesmo que com novo quantitativo.
Isto é, a oferta do concurso PC RJ será para os mesmos cargos, no entanto, com número menor de vagas. A estrutura de provas da seleção também está confirmada.
O termo de referência das seleções, que funciona como um espelho para o edital, revela que os candidatos a delegado serão avaliados por provas objetivas; provas discursivas; provas orais; prova de capacidade física; exame psicotécnico; exame médico.
Enquanto os participantes aos demais cargos serão submetidos a provas objetivas; prova de capacidade física; exame psicotécnico; exame médico.