Concurso PC RJ: sai segunda convocação para o exame psicotécnico

Polícia Civil do Rio de Janeiro divulga segunda convocação para o exame psicotécnico do concurso PC RJ, com aplicação ainda este mês.

Autor:Bruna Somma
Publicado em:12/07/2023 às 10:36
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

A Polícia Civil do Rio de Janeiro publicou, nesta quarta-feira, 12, a segunda convocação para o exame psicotécnico do concurso PC RJ. A listagem dos candidatos está disponível no Diário Oficial do Estado


A convocação é válida para os cargos de inspetor, investigador, perito legista, técnico de necropsia e auxiliar de necropsia. O exame psicotécnico será realizado nas seguintes datas: 

  • para os cargos de investigador, perito legista e auxiliar de necropsia: 23 de julho;
  • para os cargos de inspetor e técnico de necropsia: 30 de julho.

A aplicação ocorrerá no local indicado no cartão de confirmação, a ser divulgado no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso. 


No dia do exame, os candidatos deverão estar munidos de documento oficial original de identidade com foto, caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente, e duas unidades de lápis 2B preto.


De acordo com o edital, o exame psicotécnico é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo.


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Polícia Civil do Rio de Janeiro chama mais candidatos para as etapas do concurso

(Foto: Divulgação)


O concorrente será considerado INAPTO no exame psicotécnico se não atingir a dimensão esperada em duas, ou mais, das características avaliadas.


Da análise, resultará o parecer dos seguintes resultados: 

  • apto - candidato apresentou, no momento atual de sua avaliação, perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido;
  • inapto - candidato não apresentou, no momento atual de sua avaliação, perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido; e
  • excluído - candidato não compareceu ao exame psicotécnico.

PC RJ realiza segunda convocação para etapas do concurso

Desde o início do ano, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que convocaria mais candidatos para as etapas do concurso após a prova objetiva.


O objetivo é ter mais aprovados aptos à nomeação em caso de vacâncias. 


Mais de 2 mil concorrentes foram convocados para um segundo teste de aptidão física (TAF) do concurso PC RJ, entre março e abril deste ano. 


Eles tiveram que realizar os exercícios de: flexão de cúbitos (braços); flexão abdominal; corrida de velocidade; corrida de resistência.


A metragem e o tempo foram distintos para homens e mulheres, conforme os editais.


Os participantes considerados aptos no TAF passarão pelo exame psicotécnico. Em seguida, o concurso ainda terá as etapas de exames médicos e curso de formação


Para os candidatos que estavam na primeira convocação das etapas, a PC RJ já fez chamadas para o curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol). 


Segundo governador Cláudio Castro, os esforços são para que os primeiros policiais civis, aprovados neste concurso, estejam na ativa até o final do ano.

"A previsão é que estejam lotados ainda no segundo semestre. É mais uma vitória para a Segurança Pública. Isso é trabalho. É mais uma conquista para o nosso Rio de Janeiro", disse o governador.

Que tal conferir os outros concursos previstos na região Sudeste para o segundo semestre? Veja lista completa!

Oferta do concurso PC RJ passa para 1.741 vagas

O governo do Rio de Janeiro autorizou o aumento de 1.341 vagas no concurso para a Polícia Civil. Dessa forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio. 


Confira os quantitativos por cargo:

  • auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
  • inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
  • perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
  • perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
  • delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).

Os editais do concurso já foram retificados com a ampliação das vagas.


Em janeiro de 2023, o Governo do Estado tinha adiantado sobre o aumento de 161 oportunidades no concurso para delegado, perito legista e perito criminal. Porém, o aval não tinha sido divulgado no Diário Oficial. 


O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis que serão convocados para o curso de formação. 

“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.

As chances são para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$18 mil. 


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!