Concurso PC SE: sancionada lei que regulamenta a carreira de delegado
A nova lei que regulamenta a carreira de delegado da Polícia Civil de Sergipe foi regulamentada. Veja detalhes e se inscreva na nova seleção
Autor:
Publicado em:12/07/2021 às 10:03
Atualizado em:12/07/2021 às 10:03
Foi sancionada a nova lei que regulamenta a carreira delegado do concurso PC SE. O documento teve o aval do governador Belivaldo Chagas, após ser aprovado no Assembleia Legislativa.
A confirmação veio na edição do Diário Oficial da última sexta-feira, 9 de julho.
Com o documento sancionado, fica confirmado agora que o concurso público para provimento de delegados deve ser realizado por meio de oito fases, sendo elas:
Provas objetivas sobre Conhecimentos Gerais e Específicos;
Provas discursivas sobre Conhecimentos Específicos;
Prova de capacidade física;
Exame psicológico;
Exame toxicológico;
Sindicância da vida pregressa;
Prova oral sobre Conhecimentos Específicos; e
Avaliação de títulos.
As fases poderão ter caráter eliminatório e/ou classificatório, sendo o candidato classificado ou eliminado de acordo com o seu índice de aproveitamento.
Haverá, ainda, como última etapa, o curso de formação. O regulamento explícita que o exercício no cargo já se inicia no primeiro dia do curso de formação profissional (CFP).
Confirmando isso, o delegado de polícia que, na condição de aluno, for reprovado no CFP, não deve ser confirmado no cargo e automaticamente exonerado da função.
Concurso PC SE delegado de 2018 ainda está vigente
A publicação do regulamento do concurso PC SE de delegado, no entanto, não é o indicativo de um novo edital. Isso porque a última seleção ainda está em andamento e com prazo de validade vigente.
A seleção é organizada pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e teve seu edital divulgado em 12 de julho de 2018, completando três anos nesta data.
O concurso trouxe oferta de dez vagas imediatas, inscrevendo de 19 de julho a 6 de agosto. Para concorrer, foi preciso bacharel em Direito.
Pela seleção estar em validade, ainda não há previsão de um novo edital para a respectiva carreira. Entretanto, a Polícia Civil de Sergipe tem inscrições abertas para agentes e escrivães.
Agente de polícia - 50 vagas (35 para ampla concorrência, dez para deficientes e cinco para negros)
Escrivão de polícia - dez vagas (sete para ampla concorrência, duas para deficientes e uma para negros)
Para concorrer, é preciso nível superior em qualquer área. A remuneração é de R$4.500, para carga de trabalho de 36 horas semanais. As inscrições já estão abertas e os candidatos podem garantir a participação até 27 de julho.
A banca também é o Cebraspe. O candidato precisa acessar o site da banca e preencher o formulário de inscrição. Em seguida, os concorrentes devem imprimir o boleto e quitar a taxa, que custa R$150 para as duas carreiras. O valor deve ser pago até 16 de agosto.
As provas objetivas e discursivas (redação) estão marcadas para 5 de setembro, à tarde. Os candidatos terão quatro horas para responderem 100 questões objetivas.
Prepare-se para concursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis: