Concurso PC SP: confira dicas de Português para nível superior

Concurso PC SP tem edital publicado e aplicará provas em novembro e dezembro. Confira dicas de Colocação Pronominal, assunto de Língua Portuguesa!

Concursos Abertos
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:09/10/2023 às 19:34
Atualizado em:09/10/2023 às 11:05

A Polícia Civil do Estado de São Paulo tem concurso PC SP com inscrições abertas até esta terça-feira, 10. A seleção oferece 3.500 vagas, para os cargos de investigador, escrivão, médico legista, perito criminal e delegado. 


Todas as carreiras exigem nível superior como escolaridade, algumas em áreas específicas e outras para qualquer graduação. Acesse todas as informações do edital aqui!


O professor de Língua Portuguesa do Qconcursos, João Bolognesi, dá dicas sobre a disciplina e classifica o assunto de "Colocação Pronominal" como extremamente recorrente nas provas objetivas do concurso da Polícia Civil de São Paulo.


A banca organizadora é a Fundação Vunesp e as provas objetivas estão previstas para os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, dependendo do cargo. É possível conferir o vídeo com três regras para não errar na avaliação.


Estude com os melhores professores do país! Confira o curso preparatório para os cargos de Escrivão e Investigador da Polícia Civil de São Paulo

>> Acesse aqui <<


Professor aponta três regras para o tema Colocação Pronominal


O professor destaca que o tema Colocação Pronominal tem uma abordagem um pouco extensa e que estará na prova objetiva do concurso PC SP.


O professor diz que observando as alternativas disponibilizadas pela banca Vunesp e pelo erros comuns nas avaliações da organizadora, é possível aplicar três regras básicas para não errar essas questões.


→ Regra 1


Nunca colocar o pronome átono no início do período.


→ Regra 2


Nunca por após o futuro (do presente e do pretérito) e após o particípio.


→ Regra 3


Havendo palavra atrativa antepor o pronome átono ao verbo.


Concurso PC SP terá provas em dias diferentes


A concurso PC SP oferece 3.500 vagas, sendo 552 para Delegado, 116 para Médico Legista, 249 para Perito Criminal, 1.250 para Investigador de Polícia e 1.333 para Escrivão de Polícia.


Todos os cargos exigem nível superior e contam com salários de até R$12 mil. A seleção aplicará provas nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, dependendo do cargo.


As provas do dia 26 de novembro serão para os cargo de escrivão e investigador, nos turnos da manhã e da tarde, sendo as questões objetivas aplicadas pela manhã e à tarde as discursivas.


A provas de investigador contará com 80 questões sobre as disciplinas de Noções de Informática: 10 questões; Noções de Lógica: 6 questões; Língua Portuguesa: 20 questões; Noções de Direito: 30 questões; e Noções de Criminologia: 14 questões.


A prova discursiva para investigador será composta por quatro questões, distribuídas por Língua Portuguesa: 1 questão; Noções de Direito: 2 questões; e Noções de Criminologia: 1 questão.


Já para escrivão também serão cobradas 80 questões, mas sobre as disciplinas de Noções de Direito: 30 questões; Noções de Criminologia: 14 questões; Noções de Informática: 10 questões; Noções de Lógica: 6 questões; e Língua Portuguesa: 20 questões.


Na parte discursiva serão exigidas quatro questões, distribuídas por Língua Portuguesa: 1 questão; Noções de Direito: 2 questões; e Noções de Criminologia: 1 questão.


Médico Legista, Perito Criminal e delegado farão provas no dia 3 de dezembro. Para conferir o que será cobrado é acessar aqui!


→ Qual a disciplina mais cai na prova de delegado da PC SP? Veja!

→ Mulher na PC SP: veja como Milena e Luciana se tornaram delegadas

→ Concurso PC SP: veja 5 assuntos mais relevantes para escrivão

→ Como começar a estudar para PC SP? Veja dicas de Luciana Peixoto


Concurso PC SP terá diversas etapas


Os aprovados nas provas objetivas e discursivas serão submetidos à comprovação de idoneidade e conduta escorreita. Essa etapa tem por objetivo apurar o comportamento ético, social e funcional dos candidatos.


A prova oral, por sua vez, consistirá na arguição dos concorrentes em sessão pública sobre pontos do conteúdo programático de cada cargo.


Por fim, na prova de títulos, os candidatos poderão receber pontos ao comprovarem formação acadêmica (como mestrado e doutorado) e experiência profissional.


O concurso da Polícia Civil de São Paulo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.


Está se preparando para o concurso PC SP? Então entre para o grupo exclusivo no Telegram e receba notícias, atualizações e dicas de estudos.