Concurso PCDF: tudo o que você precisa saber para vencer o Cebraspe
Você vai fazer o concurso de agente da PCDF? Então fica ligado nessas dicas específicas para a próxima seleção da PCDF para vencer a banca.
Autor:
Publicado em:01/06/2020 às 13:28
Atualizado em:01/06/2020 às 13:28
Para isso, conversamos com o professor e coordenador do site Projetos Missão, Marcio Gerente. Ele analisou os principais tópicos para que o futuro servidor largue, de uma vez por todas, esse medo que tem do Cebraspe.
O que esperar de uma prova do concurso?
Antes de mais nada, o candidato precisa saber o que vai encontrar pela frente. Por isso, ao ser questionado sobre esse assunto, Marcio responde:
"Uma prova das mais difíceis nos concursos das carreiras policiais e enorme concorrência."
Você deve está se perguntando: "o objetivo não era deixar de ter medo do Cebraspe?
Sim, mas você vai deixar de ter medo dele conhecendo e sabendo as estratégias, e não esquecendo quem ele é ou tentando mascarar algo para chegar lá na prova e se dar mal. Por isso, é importante ter em mente que o Cebraspe trará uma prova em dificuldade alta, devido a carreira e a concorrência.
Marcio destaca que há uma gama considerável de assuntos novos para que a banca possa explorar nesta prova.
"Esse concurso chamou atenção das pessoas devido ao grande número de vagas e pela atração que a carreira policial no DF proporciona, agora, essa atração aumentou ainda mais com a pandemia. Muita gente que perdeu o emprego está investindo nos estudos para concursos públicos. Será uma prova com uma das maiores concorrências da história."
Quais as características do Cebraspe?
Você sabe como o Cebraspe se comporta? De que maneira ele costuma cobrar os conteúdos nas provas? Isso também é muito importante saber para se dar bem na prova de agente do concurso da PC DF.
O especialista diz que a banca tem mantido as suas principais características nos últimos concursos em que realizou. Dessa forma, é fácil o candidato conhecê-las.
Além disso, deixa claro aquela velha história que candidato de concurso público já conhece: vale a pena se preparar por meio de provas anteriores.
Márcio explica ao candidato o que ele pode esperar como característica do Cebraspe:
"Uma prova explorando a capacidade de interpretação do candidato e o entendimento interdisciplinar, valorizando mais quem possui conhecimento do conteúdo com maior peso na prova. O candidato não precisa saber tudo e sim dominar as disciplinas que mais caem e que retornam uma nota maior no cálculo da pontuação da prova."
Além disso, se você já tem uma pequena experiência que seja no mundo dos concursos já sabe que o Cebraspe adota o estilo de prova: Certo ou Errado. E esse modelo será mantido.
Segundo Márcio Gernete, essa estratégia valorizará, principalmente, aquele candidato que possui maior conhecimento nos conteúdos cobrados na prova.
"Não devemos ter novidades. Nesse quesito, é importante comentar a mudança do regulamento no TAF da PC DF, que passará a realizar os seguintes testes: teste de corrida de 12 minutos, teste de barra física, teste de flexão abdominal, teste de meio-sugado, teste de natação e corrida de ir e vir. Mais do que nunca, os treinos físicos não devem ser negligenciados durante a preparação para este concurso."
Conteúdos que serão cobrados na prova?
Questionado sobre os conteúdos que o Cebraspe vai cobrar na prova de agente do concurso PCDF, Marcio responde que são aqueles presentes na quase totalidade dos últimos exames da área policial organizados pela banca.
Segundo ele, se tratando do Cebraspe é importante focar nos seguintes conteúdos:
Compreensão e interpretação de textos - Português;
Direitos e garantias fundamentais - Direito Constitucional;
Lógica sentencial ou proposicional - Raciocínio Lógico;
Redes de computadores e segurança da informação - Informática.
"É importante, também, dar atenção especial a prova discursiva, que tem tido um peso importante nas notas dos candidatos nos últimos concursos da banca."
Língua Inglesa confirmada!
Um assunto que dividiu opiniões, era a presença da Língua Inglesa no concurso. No edital de escrivão da PCDF, a disciplina de Inglês surgou como uma novidade e surpreendeu a muita gente. Para Marcio, a presença da disciplina é algo lógico no edital de agente.
" Não tem muita lógica cobrar este conteúdo para o cargo de escrivão e não cobrar para agente, pois ambos fazem parte das fases práticas da investigação criminal.
A dica de Marcio para este assunto é que mais da metade das questões de Língua Inglesa cobradas pelo Cebraspe versam sobre interpretação de texto
Ele ainda responde que o edital de escrivão é a melhor referência nessa etapa. Ele comenta ainda que não há a necessidade do candidato pecar pelo excesso e estudar pelo edital de agente de de 2013, quando já se tem um panorama mais atual.
"O ideal é focar no conteúdo do edital mais propício para constar na prova, por ser o mais recente, escrivão pcdf 2020. Para quem vê a profissão policial pela tela da TV, por uma reportagem, por um filme que viu, até por um livro que leu ou por histórias contadas por algum policial conhecido próximo; e sente uma vontade de ser policial, que estuda para isso, posso dizer para você uma simples coisa: vale a pena cada segundo do seu sacrifício, não há satisfação melhor na vida exercer uma profissão tão nobre, que você sentia tanta vontade para estar. E mais ainda em uma instituição como a PCDF. Estude, vai valer a pena.