Concurso Polícia Penal PB tem banca definida para mil vagas

O concurso da Polícia Penal PB teve um avanço importante e definiu a banca organizadora do seu novo edital, com mil vagas. Confira detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:21/02/2025 às 14:59
Atualizado em:21/02/2025 às 16:10

Foi definido o nome da banca que ficará responsável pelo novo concurso Polícia Penal PB, cuja previsão é de mil vagas efetivas.


Conforme antecipado na última quinta-feira, dia 20, o Idecan foi o vencedor do processo licitatório e ficará responsável pela seleção. Além disso, a banca também organizará outros três concursos PB, sendo eles:

Uma fonte do Qconcursos Folha Dirigida confirmou que o Idecan será a banca dos quatro novos concursos da Paraíba.


Nesta sexta-feira, 21, o ato que autoriza a contratação da banca foi publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal. O próximo passo, portanto, será a assinatura do contrato e, em seguida, a publicação do edital.


Confira a seguir o documento:



O concurso da Polícia Penal PB chegou a ter outra banca organizadora anunciada no final de 2024, conforme divulgado pelo sindicato da categoria.


A Associação dos Policiais Penais da Paraíba (Ageppen PB) revelou que o Instituto ACCESS teria sido selecionado para organizar a seleção. A informação foi compartilhada pelo presidente da entidade, Wagner Falcão, por meio das redes sociais.


No entanto, em janeiro deste ano, o secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira, confirmou que a banca escolhida foi desclassificada por não atender aos requisitos técnicos necessários para conduzir o concurso.


Diante disso, o processo de escolha precisou ser refeito. Na ocasião, o secretário garantiu que a definição da nova organizadora não deveria demorar.

"A licitação da banca que vai organizar o concurso demorou. A empresa foi escolhida, mas foi desclassificada por falta de capacidade técnica. Está finalizando a escolha, por isso que atrasou um pouco", explicou o secretário, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.

Quando o nome do Instituto ACCESS foi anunciado, a Ageppen PB fez críticas ao governo e à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), questionando a idoneidade e a experiência da banca na organização de concursos de grande porte.


Além disso, a escolha gerou insatisfação entre os candidatos. Na publicação feita pela associação, muitos comentaram demonstrando preocupação. Um deles afirmou que o concurso “já começou errado”, enquanto outro alertou que a situação “cheira a problema”.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Idecan é confirmado como a banca do novo concurso Penal PB

(Foto: Divulgação)

Concurso Polícia Penal PB deve oferecer mil vagas

Embora o governo condicione o concurso da Polícia Penal PB à atualização da Lei Orgânica, o secretário de Administração Penitenciária, João Alves, já adiantou que a seleção deverá contar com mil vagas para policiais penais.


Dessas oportunidades, 500 serão para contratação imediata, enquanto as demais formarão um cadastro de reserva.


Desde 23 de outubro, uma comissão organizadora trabalha na estruturação do edital.


Atualmente, o cargo de policial penal na Paraíba exige nível superior completo em qualquer área e não possui limite de idade para a participação.


A remuneração inicial é de R$4.670,32, podendo alcançar R$7.985,90 ao longo da carreira.


Comece a treinar para o concurso Penal PB e pratique questões comentadas:

Lei Orgânica pode impactar a publicação do edital

O andamento do concurso também depende da aprovação da Lei Orgânica da Polícia Penal, que definirá atribuições, requisitos e número de vagas.

"O concurso da Penal ainda não está anunciado nem número de vagas nem escolaridade. Estamos esperando a Lei Orgânica da Polícia Penal ser aprovada", destacou o secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira.

Em janeiro, durante participação em um programa da rádio Arapuan, Limeira reafirmou que o edital deveria ser divulgado no primeiro semestre de 2025.

"A gente deve realizar no primeiro semestre de 2025", disse o secretário, em entrevista ao programa 60 minutos.

Além da seleção para a Polícia Penal, o secretário mencionou que o governo pretende abrir concursos para a Secretaria de Cultura, com cerca de 40 vagas, e para a Secretaria de Educação, que contará com mais de 2 mil oportunidades para professores.


Segundo ele, os editais desses concursos já estão em fase final de elaboração e devem ser publicados neste primeiro trimestre.

Clique e saiba mais