A tendência é que sim. Um novo concurso Petrobras deverá contar com oportunidades de nível superior.
O primeiro ponto a se levar em consideração é a ausência de edital de concurso público para cargos dessa escolaridade.
O último edital para nível superior foi divulgado em 2021, quando contou com 757 oportunidades. Os aprovados já foram convocados e a validade da seleção chegou ao fim.
Além disso, a Petrobras tem seguido um padrão cuja periodicidade pode ser considerada para avaliar a possibilidade de um novo concurso.
No portal institucional da própria entidade, é possível verificar que há editais publicados consecutivamente e que, nos casos de hiato entre seleções, a estatal aguardou um período não superior a três anos entre elas. Veja:

Outro aspecto que também dá força para que um novo concurso Petrobras seja realizado é a necessidade do reforço do quadro funcional.
Esse foi um ponto, inclusive, destacado pela presidente da estatal, Magda Chambriard, que reforçou que o ingresso de empregados é fundamental para novos projetos de investimentos.
O planejamento da estatal é para que os admitidos este ano sejam direcionados, em sua maioria, para as áreas de Processos Industriais e de Exploração e Produção.
Conforme informado pela Petrobras, as admissões atendem às necessidades da empresa em um momento de retomada e expansão de investimentos em várias regiões do país.
"O Plano de Negócios Petrobras 2025-2029, com mais de 111 bilhões de dólares de investimentos previstos, tem potencial estimado de gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos em 5 anos, através de projetos rentáveis de exploração e produção, diversificação do parque industrial, transição energética justa e sustentabilidade".
A autorização oficial para um novo concurso Petrobras ainda não foi publicada.
Apesar disso, fontes ligadas à empresa, afirmam que um novo concurso Petrobras já está sendo planejado, mas ainda sem previsão de realização.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!
Novo concurso Petrobras pode contar com vagas de nível superior
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Último concurso Petrobras ofertou mais de 5 mil vagas
Aberto no final de 2023, o concurso Petrobras ofertou 916 vagas para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro de reserva.
As chances foram para profissionais nas seguintes áreas:
- Enfermagem do Trabalho;
- Inspeção de Equipamentos e Instalações;
- Logística de Transportes (Controle);
- Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
- Operação;
- Operação de Lastro;
- Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
- Química de Petróleo; e
- Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).
Para se candidatar, o candidato precisava possuir curso técnico nas áreas especificadas no edital.
O concurso teve provas aplicadas no dia 24 de março de 2024, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos.
Dos 161.460 inscritos, mais de 56 mil não compareceram às provas.
A remuneração mínima inicial ofertada no edital de 2023 foi de R$5.878,82 mais benefícios, como plano de saúde, suporte educacional para dependentes e participação nos lucros e resultados (PLR).
Vale destacar que está em andamento a primeira convocação deste ano, referente ao edital de 2023. Estão sendo convocados 854 aprovados para as regiões Sul, Nordeste e, principalmente, para o Rio de Janeiro.
Ao longo de 2025, a estatal planeja convocar 1.780 candidatos. Esse número corresponde ao cadastro de reserva, ou seja, fora das vagas imediatas.
O cadastro de aprovados terá validade até 17 de dezembro de 2025, com possibilidade de prorrogação por mais 18 meses.
Como foi o último concurso Petrobras de nível superior?
Organizado pelo Cebraspe, o último concurso Petrobras de nível superior contou com 757 vagas imediatas e 3.780 para a formação de um cadastro de reserva.
A seleção ofereceu vagas para diversas especialidades, com destaque para Engenharia de Petróleo (97 imediatas e 485 no cadastro de reserva), Engenharia de Produção (101 imediatas e 505 no cadastro de reserva) e Engenharia de Equipamentos - Mecânica (158 imediatas e 790 no cadastro de reserva).
As áreas de Administração, Comércio e Suprimento, Transporte Marítimo, Engenharia de Software, Infraestrutura, Processos de Negócio, Ciência de Dados, Economia, Engenharia (Ambiental, Civil, Elétrica, Eletrônica, Inspeção, Terminais e Dutos, de Processamento, de Segurança de Processo e Naval), Geofísica (Física e Geologia) e Geologia também foram contempladas.
Ao todo, a seleção registrou mais de 160 mil inscrições confirmadas.
Os inscritos no edital de 2021 foram avaliados por meio de provas objetivas e avaliação de títulos.
As provas objetivas contaram com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e 70 de Conhecimentos Específicos.
