Concurso PF pode ter aval reduzido para 1.400 vagas. Entenda!
Mesmo com o presidente Jair Bolsonaro anunciando 2 mil vagas, o concurso PF pode ter um aval menor, de acordo com a equipe econômica.
Autor:
Publicado em:20/11/2020 às 11:42
Atualizado em:20/11/2020 às 11:42
A expectativa pelo aval do concurso PF é grande. Mas, o que pode estar motivando a demora pela publicação na portaria? Fato é que as discussões com a Economia ainda não acabaram e o quantitativo, inclusive, pode ser divulgado com um número menor.
Isso mesmo, por muitas vezes o presidente Jair Bolsonaro já veio a público confirmando 2 mil vagas na PF, só que até o momento não saiu a portaria que confirme este quantitativo.
É importante relembrar, também, que o pedido enviado pela Polícia Federal dentro do prazo limite de 31 de maio foi de 1.000 vagas. Mediante isso, o aval dado pela Economia pode ser para um número menor, com cerca de 1.400 vagas.
Essa informação foi publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, que conseguiu respostas da equipe econômica do governo. Segundo o veículo, as 2 mil vagas anunciadas pelo presidente teriam sido vetadas pela pasta.
"Um dos motivos, além da restrição fiscal, é a limitação legal —não daria tempo para a PF recrutar, treinar e dar posse a todo esse efetivo em 2021 e não poderia deixar rescaldos para 2022", destaca a Folha de São Paulo em sua nota.
A reportagem da Folha Dirigida tentou contato com a Polícia Federal, Ministério da Economia e Ministério da Justiça e da Segurança Pública, mas até o fechamento dessa reportagem não retornaram.
Em uma matéria recente, a Folha de SP chegou a destacar que as recentes negociações entre PF e Economia não foram concluídas por problemas legais.
Segundo informações apuradas pelo jornal, a equipe econômica alega que a segunda leva de pedido motivada pelas declarações do presidente teria chegado após o prazo legal de 31 de maio, e acima do que seria considerado contratação apenas para reposição.
Concurso PF já tem parecer favorável da Economia para o aval
A confirmação foi dada pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens.
Boudens obteve uma resposta do diretor-geral, Rolando Alexandre, de que a recente reunião com a pasta teria terminado com este aceno positivo da pasta para o aval do concurso.
A Economia, no entanto, não deu prazo para liberar a portaria. A Polícia Federal precisa do documento de forma oficial para correr com os preparativos, se ainda sonha com um edital em 8 de dezembro, conforme consta no cronograma a seguir:
Cronograma sugestivo do concurso PF 2020
Assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020
Publicação de edital: 08 dezembro de 2020
Aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021
Teste de Aptidão Física: 12 a 13 de junho de 2021
Aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021
Prova de digitação: 22 de agosto de 2021
Avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021
Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021