De acordo com as investigações, os responsáveis pela página eletrônica criaram um ambiente virtual, com uso indevido do nome e símbolos oficiais da Polícia Federal, oferecendo vagas inexistentes e cobrando valores referentes às supostas taxas de inscrição.
A página falsa já foi retirada da internet, segundo a PF, e dois notebooks foram apreendidos.
As diligências realizadas até o momento apontam para a prática, em tese, dos crimes de estelionato eletrônico e uso indevido de símbolos da União, além de outros que forem descobertos com os desdobramentos da investigação.
Em maio, corporação fez alerta sobre sites falsos
Em maio deste ano, a Polícia Federal fez um alerta importante para os candidatos que desejavam ingressar na corporação.
Na ocasião, a corporação informou sobre os sites falsos que anunciavam novos concursos PF, com informações completamente mentirosas e distorcidas.
O único objetivo dessas páginas, elaboradas por criminosos, era aplicar golpes nos candidatos, arrecadando dinheiro por meio do pagamento de uma suposta taxa de inscrição.
Publicamente, a PF emitiu um comunicado alertando os interessados e informou que tinha aumentado a quantidade de sites falsos que divulgavam concursos inexistentes com vagas na Polícia Federal.
"A Polícia Federal alerta para o aumento de sites que anunciam concursos públicos inexistentes em nome da instituição. A PF reforça que todos os processos seletivos oficiais são divulgados exclusivamente pelos canais institucionais e orienta os candidatos a desconsiderarem qualquer outra fonte não oficial", disse a corporação.
Atualmente, a Polícia Federal tem dois concursos em andamento, mas ambos com inscrições já encerradas.
O primeiro edital publicado e que segue em andamento é o concurso PF administrativo, que conta com 192 vagas distribuídas por cargos de níveis médio e superior.
Além disso, há um segundo concurso em andamento, com mil vagas para a área Policial. Neste caso, as oportunidades estão distribuídas por cinco cargos, todos de nível superior.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Grupo usa concurso PF em gole e é alvo de operação
(Foto: Ascom PF)
Como checar a veracidade de um concurso?
Antes de realizar a inscrição em um concurso público, certifique-se de que está no site oficial da banca organizadora, pois dificilmente as inscrições são recebidas diretamente pelo órgão — com exceção de alguns processos seletivos específicos.
No caso do concurso da Polícia Federal, as inscrições e demais etapas estão sendo organizadas pelo Cebraspe.
Além de confirmar a banca, o candidato precisa ficar atento se os dados do órgão estão corretos e se o edital está publicado de forma oficial, em Diário Oficial.
Outra dica é visitar o site da própria instituição que realiza o concurso. Geralmente, o órgão cria uma página exclusiva para a seleção, com informações atualizadas e um link seguro que direciona o candidato ao site da banca organizadora.
Além disso, fique sempre atento ao site do Qconcursos Folha Dirigida. Aqui você encontra, diariamente, as principais notícias sobre concursos públicos, com informações apuradas e confiáveis.
E para não perder nenhuma atualização sobre o concurso da PF e muitos outros, acesse agora o canal do WhatsApp. Por lá, você recebe alertas, novidades e materiais de apoio direto no celular para ajudar nos seus estudos!
