Concurso PGE RJ é autorizado e edital para procurador é elaborado

Governador Cláudio Castro autorizou um novo concurso PGE RJ para a carreira de procurador e edital já está em fase final de preparação. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:12/12/2025 às 16:12
Atualizado em:12/12/2025 às 16:25

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro confirmou ao Qconcursos Folha Dirigida, nesta sexta-feira, dia 12, que já recebeu o aval do governador Cláudio Castro para a realização do seu novo concurso PGE RJ, com vagas para o cargo de procurador.


O quantitativo de oportunidades ainda não foi divulgado. No entanto, a PGE RJ informou que o edital já se encontra em fase final de elaboração.


Até o momento, não há confirmação sobre a data de publicação do edital, nem sobre o cronograma de aplicação das provas.


Vale destacar que, na última terça-feira, dia 9, o governador esteve presente em um evento na sede do órgão e, durante a cerimônia oficial, teria confirmado a autorização para a realização do concurso em seu discurso.


Antes disso, na sexta-feira, dia 5, Cláudio Castro sancionou a lei que reestrutura o plano de cargos da instituição. Confira aqui todos os detalhes!


Apesar de ainda contar com um edital válido até dezembro deste ano, a PGE RJ já pode realizar uma nova seleção, uma vez que todos os aprovados do último concurso foram convocados.


Em dezembro de 2024, o órgão informou que já não contava mais com candidatos aprovados aguardando nomeação e posse, após a convocação integral dos classificados na seleção anterior.


Conheça o caminho da aprovação com o Plano Elite. Clique e garanta acesso GRATUITO!

Cláudio Castro autoriza novo concurso PGE RJ com vagas para procurador

(Foto: Divulgação PGE RJ)

Veja os detalhes do último concurso PGE RJ para procurador

O concurso mais recente da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, para o cargo de procurador, foi lançado no fim de 2020 e teve organização própria do órgão.


Na ocasião, o edital ofertou duas vagas imediatas. Para concorrer, era precisaro comprovar graduação em Direito, além de, no mínimo, três anos de atividade jurídica.


A remuneração inicial era de R$15.759,76.


A seleção contou com múltiplas etapas de avaliação, incluindo provas escritas de caráter Geral e Específico, exame oral e análise de títulos.


Ao longo do concurso, foram exigidos conhecimentos nas seguintes disciplinas:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Financeiro e Tributário;
  • Direito Civil e Empresarial; e
  • Relações de Trabalho e Previdência aplicadas à Administração Pública.

Clique e saiba mais!

Carregando...