Concurso PGE RO: novo edital está previsto na LDO de 2022
Lei de Diretrizes Orçamentárias de Rondônia para 2022 traz a previsão do novo concurso PGE RO para procuradores. Entenda!
Autor:
Publicado em:27/07/2021 às 17:17
Atualizado em:27/07/2021 às 17:17
A Procuradoria Geral de Rondônia tem mais um fator favorável à realização do próximo concurso PGE RO. A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO) para 2022, publicada no Diário Oficial de 23 de julho, traz a previsão do novo processo seletivo para procuradores.
A LDO serve como base para elaboração da Lei Orçamentária para 2022. Dessa forma, constar nesse documento significa que o novo concurso PGE RO está no radar do governo, inclusive com a nomeação dos aprovados.
O cargo de procurador tem os seguintes requisitos: Bacharelado em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e experiência profissional mínima de dois anos em atividade jurídica. Haverá reserva de 10% das oportunidades para pessoas com deficiência.
Conforme a Lei, o subsídio mensal dos procuradores é de R$11.724,12, podendo chegar a R$24.117,62 na classe especial. O regulamento do concurso também traz detalhes sobre a estrutura de provas.
De acordo com o documento, os candidatos do concurso PGE RO serão submetidos as seguintes etapas:
As provas objetivas do concurso para procuradores de Rondônia serão compostas por 100 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Direito Constitucional e Direitos Humanos – 15% da prova;
Direito Administrativo e Econômico- 15% da prova;
Direito Tributário e Financeiro – 15% da prova;
Direito Civil, Empresarial e Processual Civil – 20% da prova;
Direito Previdenciário, de Pessoal, do Trabalho e Processual do Trabalho – 15% da prova;
Direito Ambiental e Agrário – 10% da prova;
Conhecimentos Gerais de História e Geografia de Rondônia – 10% da prova.
A prova discursiva, por sua vez, consistirá em questões formuladas sobre as mesmas disciplinas da objetiva e será realizada em duas etapas: uma teórica e outra prática.
A entrevista e o exame psicotécnico buscarão verificar a aptidão psicológica do candidato para o exercício das funções de procurador, identificando características que ponham em risco a integridade da instituição ou do exercício do cargo.
Já a prova oral terá questões sobre as mesmas disciplinas da avaliação objetiva, com respostas orais, devendo ser gravada em meios audiovisuais.
Enquanto a apresentação de títulos do concurso PGE RO será para avaliar, de maneira específica, a experiência acadêmica e profissional prévia do participante.
Concurso PGE RO está autorizado desde janeiro
O novo concurso para procuradores de Rondônia foi autorizado pelo governo do Estado, em janeiro. Na posse como novo procurador-geral, Maxwel Mota de Andrade já tinha adiantado o aval do governo para o edital.
“O governador já autorizou um novo concurso para fortificar a Procuradoria Geral de Rondônia". Assista ao vídeo do anúncio!
Folha Dirigida entrou em contato com a PGE RO para verificar o prazo para abertura do concurso. Por meio da Assessoria de Comunicação, o órgão não precisou uma data. O setor informou que a banca organizadora ainda não foi contratada.
Com o avanço nos trâmites de novo concurso para a PGE RO, os interessados devem intensificar os estudos. Isso porque uma preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.