Concurso PM GO: déficit de policiais já passa de 18,7 mil
Enquanto aguarda o novo concurso PM GO, a corporação já soma mais de 18,7 mil cargos vagos.
Autor:
Publicado em:08/04/2021 às 09:42
Atualizado em:08/04/2021 às 09:42
Já está tramitando um pedido para a realização do concurso PM GO, que depende do aval do Governo do Estado para ocorrer. Mas enquanto a seleção não acontece o déficit de policiais militares preocupa.
Embora a legislação estadual estabeleça o número de 30.741 PMs nos quadros da corporação, o déficit atualmente já passa dos 12 mil cargos. Ou seja, cerca de 18.741 vagas desocupadas.
Os dados foram compartilhados pelo deputado estadual Delegado Humberto Teófilo, que tem destacado a necessidade de concursos públicos na área de Segurança de Goiás. Nas redes sociais ele disse que vai lutar para que os editais saiam ainda este ano.
“Estamos lutando para ter concurso esse ano. Até porque a situação atul pode gerar até um crime de responsabilidade”, disse se referindo ao déficit grandioso na área.
Juntas, a Polícia Militar e a Polícia Civil somam mais de 20 mil cargos vagos. E, de acordo com Teófilo, no Sistema Prisional de Goiás os vigilantes temporários já são mais da metade do quadro.
Já conhece a Folha Cursos? Folha Dirigida agora tem curso preparatório!
Concurso PM GO tem pedido de 2 mil vagas tramitando
Recentemente, o Comando de Gestão de Finanças da Polícia Militar de Goiás se manifestou favorável ao novo edital de concurso PM GO, em ofício dirigido à Assembleia Legislativa do estado (Alego).
Se autorizadas, as 2 mil vagas serão: 1.900 para soldado e 100 para cadete. Ambas as carreiras exigem formação de nível superior.
SOLDADO
CADETE
Remuneração: R$1.500*
Remuneração: R$5.401,43*
Requisitos:
idade de 18 a 30 anos;
nível superior em qualquer área;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.
Requisitos:
idade entre 18 e 32 na inscrição;
até 35 anos no momento do ingresso;
bacharelado em Direito;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.
* Dados da remuneração são de 2018. O valor atualizado está sendo checado pela reportagem da Folha Dirigida.
Além do concurso PM GO, o deputado Humberto Teófilo também mostrou ofícios indicado os concursos Bombeiros GO e Polícia Civil GO. O primeiro com mil vagas, sendo 900 para o Quadro de Praças (Soldado 2ª Classe) e 100 para o Quadro de Oficiais.
Já o concurso Polícia Civil GO será para 418 vagas, das quais 115 de escrivão de polícia e 303 de agentes de polícia, ambos da 3ª Classe da carreira.
Muitos candidatos se questionam se será possível que essa escolha se mantenha para o novo edital. Porém, a PM GO ainda não informou se a licitação realizada há mais de dois anos ainda pode ser válida.
O mais provável é que um novo processo licitatório seja realizado. Neste caso, uma outra banca poderia ser escolhida.
Último concurso PM GO foi realizado em 2016
O último concurso para a PM GO, realizado em 2016, registrou 41.829 candidatos inscritos. Na época, a seleção foi organizada pela FunRio e foram ofertadas 2.500 vagas, sendo 2.420 para soldado e 80 para cadete.
As fases do concurso foram:
provas objetiva e discursiva;
teste de capacidade física;
avaliação médica e psicológica;
avaliação da vida pregressa e investigação social.
No exame objetivo, os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Realidade do estado de Goiás, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Penal Militar e Legislação Extravagante.
Prepare-se com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos com materiais completos, otimizados e sem enrolação. Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!