Concurso PMERJ 2014: deputado solicita que Witzel convoque aprovados
O deputado estadual do Rio de Janeiro, Anderson Moraes, pede que o governo do estado convoque os remanescentes do concurso PMERJ 2014
Autor:
Publicado em:25/05/2020 às 09:30
Atualizado em:25/05/2020 às 09:30
No Rio de Janeiro, o deputado estadual Anderson Moraes pede que o governador Wilson Witzel convoque todos os aprovados no concurso para Polícia Militar (PMERJ), realizado em 2014 para o cargo de soldado. A solicitação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 25.
Também está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) um projeto de lei dos deputados Rodrigo Amorim e Bruno Duarte para chamada de remanescentes do concurso PMERJ 2014. Os parlamentares ainda protocolaram outros 11 PLs para convocação de aprovados em concursos RJ.
“Sabe-se que o Estado do Rio de Janeiro está com déficit de servidores públicos no âmbito da segurança pública e, a convocação destes sanaria tal deficiência”, consta na justificativa do projeto de lei.
Por sua vez, desde 2019, o governador Wilson Witzel garantiu a chamada de todos os remanescentes da última seleção para soldados da Polícia Militar. De acordo com o deputado Bruno Dauaire, presidente da Comissão de Servidores da Alerj, entre julho e agosto, é esperada a convocação de 400 aprovados.
A previsão foi passada após conversa com o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo. Em decorrência do Regime de Recuperação Fiscal que está em vigor, o Estado do Rio só pode realizar novas contratações em casos de vacâncias por aposentadorias, mortes e exonerações.
A PM, dentro dessas restrições, acredita que o número de cargos vagos chegue a 400.
"O secretário, coronel Rogério Figueiredo, me garantiu que vai abrir uma turma para novos soldados no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) quando a corporação atingir o número de 400 vacâncias, o que pode ocorrer em agosto", disse Dauaire.
Dados do Relatório da Secretaria de Estado da Polícia Militar apontam que existem, pelo menos, 252 postos em aberto. O presidente da Comissão de Servidores revelou que a PM tem cerca de 70 vacâncias por mês.
"Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação", afirmou.
Convocação de aprovados é favorável ao novo concurso PMERJ
A chamada de aprovados na última seleção é positiva para abertura de novo concurso PMERJ 2020. Isso porque o governo do Estado já apontou que um novo edital só será publicado com a posse de todos os remanescentes.
Segundo o governador Wilson Witzel, a expectativa é que o novo concurso para PM do Rio seja aberto este ano com 2 mil vagas para o cargo de soldado.[tag_teads]
"Estamos nos preparando para fazer um novo concurso este ano para mais 2 mil vagas e assim recompor a Polícia Militar", informou o governador no seu primeiro discurso oficial de 2020.
Para se candidatar a soldado é preciso ter ensino médio completo, idade de 18 a 35 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior. No decorrer do curso de formação, os ganhos são de R$2.213,62. Depois da formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Em outubro do ano passado, o governador já tinha apontado a realização de um novo concurso PMERJ em 2020. Em coletiva de imprensa, ele disse que o edital seria divulgado nos meses iniciais com 2 mil vagas.
Witzel detalhou que a nova seleção já teve autorização do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio. Procurada por FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa da PM respondeu que "o concurso está em fase de planejamento".
Resumo concurso PMERJ 2020:
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 35 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior