Concurso PMERJ: candidatos dividem opinião sobre anular a prova

Folha Dirigida por Qconcursos pediu a opinião dos candidatos a respeito da anulação das provas do concurso PMERJ. Veja o que ele acham!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/09/2023 às 10:41
Atualizado em:01/09/2023 às 11:28

O Governo do Rio de Janeiro anunciou na última quinta-feira, 31, que as provas do concurso da PMERJ para soldado serão anuladas e refeitas. Mas, o que os candidatos acham sobre essa decisão?


A maioria já esperava e era favorável, porém, uma grande parte não acreditava na decisão e torcia para que o concurso seguisse normalmente.


Em enquete realizada pelas redes sociais da Folha Dirigida por Qconcursos, 59% torciam pelo cancelamento das provas e 41% eram desfavoráveis ou acreditavam que não fosse "dar em nada".


Após o anúncio do governo, muitos candidatos comemoraram e ficaram surpresos. A maioria comparou a situação das provas da PMERJ com as provas do CBMERJ (veja opinião de especialista).


Ao anunciar a anulação da prova, o Governo do RJ disse que a situação da prova da PMERJ "é inadmissível", de acordo com as provas mostradas. O comunicado oficial diz que, em respeito aos candidatos que agiram corretamente, a prova será cancelada.


A banca organizadora, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre a decisão.


Vale destacar que a adesão dos candidatos a este concurso PMERJ foi histórica. A corporação recebeu 119.599 inscritos para concorrer às 2 mil vagas de soldado.


De acordo com o governador Cláudio Castro, “a enorme procura demonstra que é uma das carreiras profissionais mais importantes e valorizadas".

Candidatos relatam irregularidades nas provas da PMERJ para soldado, anuladas esta semana

(Foto: Mateus Carvalho)


Veja também:

+ Concurso PMERJ: quanto ganha um soldado? Confira!

+ Concurso PMERJ: banca fala em "imagens com textos adulterados"

Concurso PMERJ terá nova prova

Na segunda, 28, assim que começaram a circular as imagens e vídeos que apontavam irregularidades nas provas do concurso PMERJ, Cláudio Castro se pronunciou a respeito e não descartou uma nova aplicação.


Com o comunicado oficial feito na última quinta, 31, o governador do Rio de Janeiro confirma que os candidatos passarão por uma nova prova.

“Quem se inscreveu pode ficar tranquilo que em breve vamos anunciar as novas datas para a realização das provas, que acontecerão ainda este ano", disse Castro.

Ainda não se sabe quando será a nova prova. O cronograma retificado deve ser divulgado em breve.


O governo ainda não confirma se haverá a escolha de uma nova banca ou se o Ibade seguirá na organização.


Nas redes sociais, os candidatos pedem que uma nova banca seja escolhida e criticam a condução da banca. Além das irregularidades, os concorrentes alegam que muitas questões são passíveis de recursos.

Veja o que aconteceu nas provas da PMERJ

As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.


No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.


Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.


Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!

Como foram as provas da PMERJ?

Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Matemática Básica (dez);
  • Noções de Direitos Humanos (dez);
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
  • Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).

Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina. 


Em setembro o QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA e conquiste uma das mais de 100 mil vagas em concursos ainda em 2023!


Inscreva-se grátis na live e garanta uma série de benefícios, como:

  • Lançamento de combos inéditos para sua aprovação
  • Novas ofertas e descontos imperdíveis
  • Mentorias exclusivas e gratuitas com os maiores professores do país
  • Sorteios de Super Combos, Cursos de Pós e Assinaturas Vitalícias do Qconcursos
Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPolícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Salário

Até R$ 5.233,88

Cargos

1

Vagas

2000
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Direito Penal: Questões Cebraspe

Equipe Qconcursos