Em enquete realizada pelas redes sociais da Folha Dirigida por Qconcursos, 59% torciam pelo cancelamento das provas e 41% eram desfavoráveis ou acreditavam que não fosse "dar em nada".
Após o anúncio do governo, muitos candidatos comemoraram e ficaram surpresos. A maioria comparou a situação das provas da PMERJ com as provas do CBMERJ (veja opinião de especialista).
Ao anunciar a anulação da prova, o Governo do RJ disse que a situação da prova da PMERJ "é inadmissível", de acordo com as provas mostradas. O comunicado oficial diz que, em respeito aos candidatos que agiram corretamente, a prova será cancelada.
A banca organizadora, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre a decisão.
Vale destacar que a adesão dos candidatos a este concurso PMERJ foi histórica. A corporação recebeu 119.599 inscritos para concorrer às 2 mil vagas de soldado.
De acordo com o governador Cláudio Castro, “a enorme procura demonstra que é uma das carreiras profissionais mais importantes e valorizadas".
Candidatos relatam irregularidades nas provas da PMERJ para soldado, anuladas esta semana
(Foto: Mateus Carvalho)
Veja também:
+ Concurso PMERJ: quanto ganha um soldado? Confira!
+ Concurso PMERJ: banca fala em "imagens com textos adulterados"
Concurso PMERJ terá nova prova
Na segunda, 28, assim que começaram a circular as imagens e vídeos que apontavam irregularidades nas provas do concurso PMERJ, Cláudio Castro se pronunciou a respeito e não descartou uma nova aplicação.
Com o comunicado oficial feito na última quinta, 31, o governador do Rio de Janeiro confirma que os candidatos passarão por uma nova prova.
“Quem se inscreveu pode ficar tranquilo que em breve vamos anunciar as novas datas para a realização das provas, que acontecerão ainda este ano", disse Castro.
Ainda não se sabe quando será a nova prova. O cronograma retificado deve ser divulgado em breve.
O governo ainda não confirma se haverá a escolha de uma nova banca ou se o Ibade seguirá na organização.
Nas redes sociais, os candidatos pedem que uma nova banca seja escolhida e criticam a condução da banca. Além das irregularidades, os concorrentes alegam que muitas questões são passíveis de recursos.
Veja o que aconteceu nas provas da PMERJ
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Como foram as provas da PMERJ?
Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina.
Em setembro o QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA e conquiste uma das mais de 100 mil vagas em concursos ainda em 2023!
Inscreva-se grátis na live e garanta uma série de benefícios, como:
- Lançamento de combos inéditos para sua aprovação
- Novas ofertas e descontos imperdíveis
- Mentorias exclusivas e gratuitas com os maiores professores do país
- Sorteios de Super Combos, Cursos de Pós e Assinaturas Vitalícias do Qconcursos